O "summer hunter" Ricardo Moreno traça um roteiro de 12 meses só de Sol no Brasil
Desde 2013, o jornalista Ricardo Moreno é um caçador de verões. Nessa época, ele tirou um ano sabático para viajar e se deu conta de que estava sempre em busca de lugares com Sol.
Bárbara Magri
Victor Affaro
Assim surgiu a ideia da plataforma digital The Summer Hunter, que busca contar histórias de quem encontrou seu lugar ao sol e inspirar certo lifestyle.
“Queria passar a sensação que eu estava sentindo: estar livre, viajando para lugares que me faziam feliz, junto com meus melhores amigos”
“Mais que uma estação do ano, verão é um estado de espírito. Réveillon em Porto Seguro talvez seja menos ‘summer hunter’ do que snowboard nos Alpes. No fim das contas, tudo tem um lado solar”
Getty Images
“Dá para viver o verão o ano inteiro no Brasil”
A convite de Nossa, Ricardo Moreno indica 12 destinos para quem busca essa vibe solar mês a mês dentro do país.
Ashley Whitlatch /Unsplash
Raphael Nogueira/Unsplash
Janeiro
Rio de Janeiro é onde o verão está no auge no início do ano, com “praias bombando e, na pré-pandemia, Carnaval no fogo”, diz Moreno.
Getty Images
Fevereiro
A 100 km do Recife, fica perto de outras praias lindas: Maragogi (AL) e Porto de Galinhas (PE).
Mesmo no auge do verão, a Praia dos Carneiros (PE) é propícia para os adeptos da tendência “slow travel”.
Getty Images
Março
Arquipélago de águas cristalinas a cerca de 350 km da costa, Fernando de Noronha (PE) é um dos melhores lugares para mergulho no mundo.
Getty Images
Além disso, fevereiro ainda garante boas ondas em Noronha e, segundo Moreno, “há menos gente que no auge do verão”.
Analia Ferrario - Unsplash
Abril
Florianópolis já passou da alta temporada, mas as temperaturas seguem agradáveis e chove menos.
Cassiano Psomas/Unsplash
A vibe quanto menos turista melhor faz a diferença para quem pretende transitar entre o extremo norte, onde ficam praias badaladas como Ingleses e Jurerê, e o sul mais rústico, da Armação a Naufragados
Divulgação
Maio
Entre cachoeiras, chapadões e dunas, o Jalapão, um conjunto de cinco áreas de conservação, tem dias mais secos nesse mês. Com a trégua das chuvas, dá para explorar mais o território no Tocantins
Getty Images
Junho
Atins, vilarejo de pescadores em Barreirinhas, abriga lindas lagoas nos Lençóis Maranhenses. “Melhor época para ver as lagoas em sua plenitude, mas tem pouco vento pra esportes como kite”, conta
Divulgação
Julho
Sob sol forte, mas chuvas mais esparsas nessa época, São Luís faz a festa do Bumba-Meu-Boi, tradição desde do séc. 18. O dia oficial é 30 de junho, mas na capital maranhense as festas se estendem a julho
Getty Images
Agosto
Agosto é o melhor mês para mergulhar e praticar snorkeling em Bonito (MS), diz Moreno. A 300 km da capital Campo Grande, a pequena cidade é um polo do ecoturismo
Flickr/Creative Commons
Setembro
Ainda é um destino a se desbravar, com praias, piscinas naturais e trilhas
O calor já é de (quase) verão, mas com pouca chuva e poucos viajantes na Península de Maraú, no litoral sul da Bahia, recomenda o jornalista.
Getty Images
Outubro
Perto do sol e fugindo de chuvas, ele também indica Maceió e os arredores da capital alagoana, onde há balneários, dunas douradas e também vilarejos às margens do Rio São Francisco.
Wesley Menegari/ Tend Criativa/ Divulgação
Novembro
Às vésperas do verão, ainda é uma época tranquila em São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas.
Divulgação
Protegidas por recifes, as praias são extensas e exuberantes. “Pouca chuva, bons ventos e menos risco de muvuca”, comenta.
Wikimedia Commons
Dezembro
Ilhabelae o litoral norte de São Paulo fecham o calendário “pré-verão” para quem prefere curtir a areia ainda sem muito agito.
Getty Images
No Brasil, o verão vai de 21 de dezembro a 20 de março. Entretanto, como diz Ricardo:
"Às vezes basta uma 'lente solar' para sentir as vibrações da estação mesmo fora de época "
Reportagem: Juliana Sayuri
Edição: Eduardo Burckhardt
Imagens: Barbara Magri, Juliana Sayuri, Ricardo Moreno, Victor Affaro, Getty Images, Unsplash, Wesley Menegari, Flickr Creative Commons, Wikimedia Commons