No Dia da Montanha Russa, conheça curiosidades da atração pelo mundo

Brinquedo

Unsplash

Chamado de “montanhas voadoras”, o brinquedo teria surgido na Rússia, no século 15, quando as pessoas usavam trenós de madeira para deslizar por colinas cobertas de neve.

Domínio Público

A fama da brincadeira foi tão grande na época que, em 1784, foi inaugurado em São Petersburgo um brinquedo com carruagens que subiam e desciam pequenas colinas por meio da força da descida inicial.

Getty Images

O sucesso inspiraria a criação de carros com rodas sobre trilhos em outras partes da Europa, como na própria Rússia, em Belleville (Paris) e em Seia (Portugal).

Getty Images

Dono da primeira patente do gênero nos EUA, LaMarcus Adna Thompson é considerado o pai da montanha-russa americana e dos “passeios gravitacionais”.

Domínio Público

A primeira invenção de Thompson foi inaugurada em Coney Island, em Nova Iorque, em 1884.

Reprodução

Localizada no parque da Ferrari, em Abu Dhabi, a Formula Rossa atinge 240 km de velocidade em apenas 4,9 segundos, a uma altura de 52 metros.crédito da foto.

A mais rápida

 Formula Rossa / Reprodução

Inaugurada recentemente no parque Six Flags Great Adventure (EUA), a Jersey Devil Coaster é a mais alta montanha-russa de trilho único. São 40 metros de altura, 93 km/h e mais de 2 minutos de circuito.

A mais nova

Reprodução/Six Flags Great Adventure

Esse mesmo parque, em Nova Jersey, abriga também a Kingda Ka, com quase 140 metros de altura, o equivalente a um prédio de 45 andares.

A mais alta

Getty Images

Desde 2000, a Steel Dragon (“Dragão de Aço”), no Nagashima Spa Land, no Japão, é considerada a montanha-russa mais longa do mundo, com quase 2,5 km de extensão e velocidade 153 km/h.

A mais longa

Getty Images

No Japão fica também o Fuji-Q Highland, parque de montanhas-russas conhecido pelos brinquedos com vista exclusiva do Monte Fuji.

Montanha-russa com vista

Jeremy Thompson / Flickr

O Fuji-Q Highland abriga também a Takabisha, considerada a montanha-russa mais íngreme do mundo, com um ângulo de queda de 121 graus e velocidade de até 100 km/h.

A mais íngreme

Dick Thomas Johnson/ Flickr

No Everland, o maior parque temático da Coreia do Sul, a “T Express” é uma montanha-russa de madeira que desce a 104 km/h, a um ângulo de 77 graus.

De madeira

Martin Lewison/Creative Commons

Localizada na Universal’s Volcano Bay, em Orlando, a Krakatau Aqua Coaster é a primeira atração do tipo na Flórida (EUA), onde o visitante percorre a atração em canoas.

Montanha-russa aquática

Universal Orlando/Divulgação

Na Hollywood Rip Ride Rockit, no Universal Studios Florida (EUA), o visitante escolhe a própria trilha sonora para ouvir durante o percurso de 1,1 km, a uma velocidade de 104 km/h. 

Montanha-russa com trilha sonora

Universal/Divulgação

É considerada a primeira "montanha-russa de histórias" do mundo e a mais longa da Flórida, com mais de 1.540 metros de extensão, no Universal’s Islands of Adventure, em Orlando (EUA).

Montanha-russa na moto

Universal/Divulgação

 Com mais de 1 km de extensão e a 42,4 metros de altura, a Montezum, no Hopi Hari (SP), é a mais extensa e mais rápida montanha russa de madeira da América Latina, cuja velocidade é de 103 km/h.

No Brasil

Arquivo Hopi Hari

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Eduardo Vessoni, em colaboração para Nossa

Publicado em 16 de agosto de 2021