Hopi Hari/Divulgação

PARQUE DE DIVERSÕES

Hopi Hari faz 21 anos e ganha livro que conta sua história 

Inaugurado em 1999, o Hopi Hari foi criado pelo Playcenter e, inicialmente, se chamaria Playcenter Great Adventure. Mas com a crise, o projeto ainda em andamento foi vendido para outra empresa.

Hopi Hari/Divulgação

A cerca de 1h da capital paulista, entre Vinhedo e Itupeva, o parque levou dois anos para ficar pronto e custou cerca de US$200 milhões.

Localizado em uma área de 760 mil m¹, o parque tem mais de 40 atrações em cinco áreas temáticas e é um dos maiores da América Latina.

Crédito da imagem, se necessário

O parque foi criado como um país e tem até um idioma próprio, inspirado no papiamento, língua crioula falada em Curaçao, no Caribe. Hopi significa “muita” e Hari, “risada”.

Hopi Hari/Divulgação

A equipe de criação do parque chegou a ter aulas de papiamento via telefone e a estudar a língua caribenha com livros e CDs importados.

Hopi Hari/Divulgação

A antiga La Tour Eiffel (foto) e a Montezum foram os primeiros brinquedos a serem erguidos no parque, cuja montagem de todas as atrações levou pouco mais de um ano.

Hopi Hari/Divulgação

Um dos destaques é a Montezum, a maior montanha-russa de madeira do continente. São 1.200 metros de trajeto, percorridos em cerca de dois minutos e a uma velocidade de 103 km/h.

Getty Images

O brinquedo se sustenta sobre 1.235 blocos de concreto e tem tratamento térmico e químico. Entre carpinteiros e mecânicos, contou com o trabalho de montagem de mais de 60 pessoas ao mesmo tempo.

Hopi Hari/Divulgação

A história do parque é marcada também por acidentes como os de 2007, em que um jovem teve um choque anafilático em um brinquedo provisório.

Hopi Hari/Divulgação

Fechado desde o acidente que matou uma visitante, em 2012, esse elevador tem 69 metros de altura, por onde os visitantes despencam a 94 km/h, e reabrirá em breve como Le Voyage.

Hopi Hari/Divulgação

Em 2016, foi feito um pedido de recuperação judicial e o parque passou mais uma vez para mãos de novos administradores, que negociaram uma linha de crédito para reerguer o parque. 

Getty Images

Em 2015, a gente estava no fundo do poço e, no ano seguinte, com salários atrasados. Mas a gente sempre acreditou no sonho” 

(Camila Schwarcz, gerente de operações)

Hopi Hari/Divulgação

O Infantasia é a área infantil do parque e chegou a ter personagens do clássico Vila Sésamo e da Warner Bros.

Em tempos de crise, o público do parque, que chegou a receber 26 mil pessoas em um só dia, não passava dos 80 visitantes.

Hopi Hari/Divulgação

Recentemente, foi lançado o livro “Hopi Hari em papel: um sonho para se ter nas mãos”, escrito por Mariana Penteado. Além de detalhes da história da parque, a obra traz um curioso dicionário com palavras em hopês, como aribabiba, enkontradero e faladero.

Hopi Hari/Divulgação

O parque já abrigou eventos de sucesso como o festival LGBTQ+ (Hopi Pride), feira de adoção de animais (Adotakí), shows de rock e dias exclusivos para crianças carentes e com deficiência.

Hopi Hari/Divulgação

O parque permanece fechado devido à pandemia de coronavírus e tem reabertura prevista para abril.

Hopi Hari/Divulgação

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Eduardo Vessoni, em colaboração para Nossa

Publicado em 25 de março de 2021