Dia de posse

Bastidores da Casa Branca

Saiba como a residência oficial do presidente dos Estados Unidos é por dentro

iStock

Após derrotar Donald Trump nas últimas eleições, Joe Biden toma posse como presidente hoje, 20 de janeiro. O mandatário terá, a partir de agora, a Casa Branca como seu local oficial de trabalho e residência.

Getty images

Trata-se de uma construção com espaços curiosos, luxuosos e que, em alguns casos, têm a decoração renovada pelas famílias presidenciais que se mudam para lá. 

Getty Images

O espaço é utilizado para reuniões em momentos de gravidade e conta com equipamentos de alta tecnologia que permitem que o presidente se comunique com representantes americanos e líderes mundiais.

Situation Room

Getty Images

Nesta foto de março de 2003, o então presidente George W. Bush se reúne com sua equipe no Situation Room para tratar da invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos, que havia acabado de começar.

Getty Images

A Casa Branca tem espaço para exibições de filmes com 42 assentos. Nele, a família presidencial curte momentos de lazer e recebe convidados, como atores e diretores dos filmes. 

Cinema

Getty Images

Trata-se de um espaço com amplas janelas, vista para o obelisco da capital norte-americana e que, na foto, é utilizado pelo casal Reagan em 1981. 

Solário

Getty Images

Também chamada de Entrance Hall, esta é uma área de entrada da Casa Branca por onde ingressam, por exemplo, autoridades em visita ao presidente.

Grand Foyer

Getty Images

Com seu chão e paredes de mármore, o corredor dá acesso a áreas importantes da Casa Branca, como o Grand Foyer, o State Dining Room e o East Room.

Cross Hall

Getty Images

Espaço da Casa Branca usado para jantares e que pode acomodar mais de 130 pessoas. Nesta foto de 2018, ele aparece pronto para um jantar com o presidente francês, Emmanuel Macron.

State Dining Room

Getty Images

Este é um espaço usado para grandes ocasiões, como apresentações de música, dança e outros eventos artísticos. Stevie Wonder, por exemplo, foi homenageado no local em 2009, durante a presidência de Barack Obama. 

East Room

Getty Images

O local pode preparar tanto as refeições privativas do mandatário e de sua família como de eventos, com capacidade para servir almoço ou jantar para até 140 comensais simultaneamente. 

Cozinha

Getty Images

A Casa Branca abriga áreas de lazer como pista de boliche. Na foto, tirada nos anos 1970, o então presidente Richard Nixon tenta mostrar suas habilidades no jogo.

Getty Images

Vermelho no nome e na decoração, o cômodo, por exemplo, já foi usado como sala de música e para encontros do presidente com chefes de Estado.

Red Room

Getty Images

O “quarto verde” é outro local que serve de aconchegante cenário para conversas entre o casal presidencial e convidados.

Green Room

Getty Images

Com predominância da cor azul, este local é utilizado, por exemplo, como espaço de recepção para visitantes da Casa Branca. 

Blue Room

Getty Images

Este cômodo é famoso por abrigar quadros com os rostos de ex-primeiras-damas dos Estados Unidos – e também é usado para espaço de encontros com convidados. 

Vermeil Room

Getty Images

Trata-se do principal espaço de trabalho do presidente dentro da Casa Branca, com sua mesa e espaço para encontros do mandatário com sua equipe e membros de outros governos. Esta foto foi tirada em 1993, durante a presidência de Bill Clinton. 

Salão Oval

Getty Images

A decoração do Salão Oval muda constantemente ao longo dos anos, de acordo com a pessoa que ocupa a presidência dos Estados Unidos. A foto mostra o espaço em 2017, durante a presidência de Donald Trump. 

Getty Images

O cômodo fica no segundo andar da Casa Branca. Sua decoração e configuração também mudam de acordo com a família presidencial da vez. A foto mostra o espaço durante o mandato de Gerald Ford, em 1974. 

O quarto do presidente

Getty Images

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, em colaboração com Nossa

Publicado em 20 de janeiro de 2021