Secretaria de Turismo de Sumidouro

CÂNIONS E PISCINAS NATURIAS

Conheça lugares ainda pouco explorados no Brasil

Por Marcel Vincenti

No Brasil, há destinos que ainda não foram descobertos por boa parte dos habitantes. São lugares com cânions, piscinas naturais e outros atrativos de natureza capazes de encantar o mais experiente dos turistas. Conheça 10 deles.

Secretaria de Turismo de Sumidouro

Este município abriga a imponente Cascata Conde D'Eu, além de trilhas na natureza, grutas e locais para banho ao longo do rio Paquequer. Voos de parapente também são realizados na área.

Sumidouro (RJ)

Secretaria de Turismo de Sumidouro

Localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó, o local apresenta paredões, piscinas naturais e não deixe de explorar a Cachoeira da Farofa. 

Cânion das Bandeirinhas (MG)

Acervo Setur MG

Entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, o destino abriga uma das estradas mais lindas do Brasil, que serpenteia pela serra e através de uma área de densa mata Atlântica, passando perto de mirantes e cachoeiras

Serra do Rio do Rastro (SC)

iStock

O Ceará não é só praia: na região serrana há um verdadeiro recanto do ecoturismo, com cachoeiras, trilhas e riachos – e tudo envolvido por uma agradável temperatura amena. 

Guaramiranga e arredores (CE)

Alex Uchoa Setur Ceará

O parque abriga a Trilha do Pico da Pedra Maior, onde é possível atravessar uma floresta, admirar paisagens montanhosas e se deparar com animais como antas e jacutingas.

Parque Estadual Carlos Botelho (SP)

Acervo PE Carlos Botelho

É um dos lugares mais surreais do Nordeste, onde surgem formações rochosas arredondadas com mais de quatro metros de altura. 

Lajedo de Pai Mateus (PB)

iStock

No município, existem sítios arqueológicos, como o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares com artes rupestres de milhares de anos.

Alcinópolis (MS)

@visitmsofficial

Vale explorar o destino pelas cachoeiras, piscinas naturais (como a surreal Encanto Azul) e formações como o Portal da Chapada, com uma fenda que lembra o mapa do vizinho Tocantins.

Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA)

iStock

Explorado através de trilhas, abriga formações rochosas fotogênicas, arte rupestre com milhares de anos e animais como gaviões e seriemas. 

Parque Nacional do Catimbau (PE)

iStock

Lar de espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e o sabiá-pimenta, a região também oferece cachoeiras e rios, além de ser um dos melhores lugares para observação de aves no Sul do Brasil. 

Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (PR)

Alan Mocochinski ICMBio

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, em colaboração para Nossa

Publicado em 08 de janeiro de 2021