Mergulho na natureza

Conheça dez ilhas selvagens que existem no Brasil

Getty Images

Natureza farta e isolamento são características de algumas ilhas espelhadas pelo Brasil. Saiba mais sobre 10 delas.

Hans Von Manteuffel/Setur Pernambuco

Também chamada de Ilha do Amor, faz parte do município de Camocim (CE) e tem sua paisagem marcada por dunas, manguezais, praias e espelhos d’água. É banhada pelo mar e, também, pelo rio Coreaú. 

Rafael Lima/Setur Camocim

Ilha da Testa Branca 

Arquipélago das Três Ilhas

IEMA Espírito Santo

Fica na Área de Proteção Ambiental de Setiba, em Guarapari (ES), e tem água cristalina acumulada entre formações rochosas. 

Faz parte do município de Sirinhaém, litoral sul de Pernambuco, e exibe uma paisagem formada por um coqueiral. A água do mar forma piscinas naturais rasas e cristalinas. 

Ilha de Santo Aleixo

Hans Von Manteuffel/Setur Pernambuco

Localizada no rio São Francisco, é muito visitada por turistas que estão em Petrolândia (PE). Oferece praia banhada por água calma, dunas e redes sobre o Velho Chico. Costuma ficar agitada aos fins de semana.

Ilha de Rarrá

Guga Matos/Setur Pernambuco

Ilha do Goió

Getty Images/iStockphoto

Fica na Baía de Camamu, na Bahia, e é banhada por uma água calma e agradável. Apesar de ser popular entre turistas, a ilha tem um lado totalmente dominado pela natureza.

Também na Baía de Camamu, na Bahia, esta ilha é marcada por formações rochosas, como a pedra furada que lhe dá o nome. 

Ilha da Pedra Furada

Getty Images/iStockphoto

Apesar de ter áreas com muitas construções, esta ilha baiana também oferece abundância de paisagens selvagens. Destaque para a praia de Bainema.   

Boipeba

Getty Images

Fica em frente à cidade de Alcântara (MA) e apresenta uma praia deserta e locais para trilhas. No fim da tarde, é comum ver o céu sobre a ilha colorido pelo voo dos guarás.

Ilha do Livramento

Marcos Rocha/Setur Maranhão

Apesar de ser a capital de Santa Catarina, a ilha ainda oferece refúgios naturais. Um destes locais é Naufragados, praia de ambiente selvagem que pode ser acessada com barco ou através de uma trilha no meio do mato. 

Florianópolis

Getty Images

Faz parte de Ubatuba (SP) e oferece paisagem natural marcada por mata Atlântica e um mar cristalino, de água rasa e calma.

Ilha das Couves

Getty Images

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, em colaboração para Nossa

Publicado em 17 de abril de 2021