INPIRAÇÃO PARA CRIANÇAS

Como contar para o seu filho quem foi Lina Bo Bardi

De menina sonhadora a arquiteta famosa, ela projetou o MASP e outros lugares marcantes

Lina Bo Bardi, uma das mais icônicas figuras da arquitetura moderna, é tema da biografia "Lina: Aventuras de uma Arquiteta". Lançado pela Pequena Zahar, o livro mostra as imaginações e os sonhos da artista com texto e ilustrações de Ángela León.

A infância de Lina

Lina nasceu em 1914  em Roma, onde não faltavam inspirações como obras de arte e antiguidades. Junto com seu pai desenhista, ela retratava o que via na rua e o que era capaz de imaginar.

Na cabeça dela, uma boa arquiteta deveria ser como uma mestre da vida: conhecer as atividades das pessoas e ajudá-las a realizá-las  por meio do espaço.
Mas, na época, achavam que mulheres como ela deveriam:
casar,
 limpar,
 cozinhar...

Lina venceu os tabus e conseguiu finalizar os estudos. Também não demorou a conquistar cargos desejados, como a direção da  Domus, revista mais importante de arquitetura e design. 

Arquiteta

Ela chegou ao Brasil junto ao marido Pietro Bardi, prestigiado artista que vinha para cá trazer sua coleção.  A pedido de Assis Chateaubriand, gigante da mídia, Lina e Pietrou conceberam o Masp. Ele ficou com a direção e ela reformou os espaços e projetou móveis.

Na mesma época, projetou a Casa de Vidro para morar e, anos mais tarde, o MAM-BA (Museu de arte Moderna da Bahia) e o Museu de Arte Popular, ambos em Salvador.

Outra importante obra da artista foi o Sesc Pompeia, centro de lazer instalado numa antiga fábrica. Em vez de derrubar o passado, Lina recriou o que já existia ali.

De volta a São Paulo, ela construiu a nova sede do MASP – sim, a que conhecemos hoje. Sua ideia foi levar a rua para o museu. Apoiado sobre quatro pilares, tem um vão que faz a construção parecer flutuar.

Foi transformando essas e outras imaginações em realidade que a menina que observava a arte em Roma tornou-se uma arquiteta admirada na Itália, no Brasil e no mundo.

No livro, Ángela León conta e mostra com detalhes mais aventuras da corajosa e inspiradora Lina Bo Bardi.

Reportagem: Gabrielli Menezes

Publicado em 4 de dezembro de 2020

Continue navegando pelo NOSSA