Destino curioso

Castelo Zé dos Montes chama atenção no Rio Grande do Norte

Getty Images

O Castelo Zé dos Montes foi erguido sobre uma rocha da Serra da Tapuia, em Sítio Novo, a 100 km de Natal, no Rio Grande do Norte

Zanone Fraissat/Folhapress

De estilo arquitetônico indefinido, esse castelo/igreja de cal e pedra foi construído com os próprios recursos financeiros do aposentado José Antônio Barreto, mais conhecido como Zé dos Montes.

Eduardo Vessoni

Desde a infância em Pedro Avelino, sua cidade natal, o idealizador da obra teve 13 visões com Nossa Senhora, sempre no dia 13, que pedia para que ele construísse 7 igrejas, em 7 locais diferentes.

Eduardo Vessoni

Após tentativas em diversos locais, a obra começou a ser erguida sem nenhum projeto arquitetônico prévio, em 1984, em uma área de 6 hectares dessa cidade de 5 mil habitantes, no agreste potiguar.

Zanone Fraissat/Folhapress

Embora pareça uma construção medieval, o filho Joseildo Gomes de Oliveira lembra que Zé dos Montes não a considerava um castelo, mas uma igreja. 

Zanone Fraissat/Folhapress

Zanone Fraissat/Folhapress

Em uma das salas internas da obra, cujo custo nem o idealizador sabia o valor, Zé dos Montes talhou na pedra esse altar em homenagem à Nossa Senhora, sua inspiração para a construção.

Eduardo Vessoni

Um dos destaques é o labirinto rústico de terra e tijolos que Zé dos Montes fez na entrada do castelo, em referência à Via Crucis, cujo interior pode ser percorrido pelos visitantes.

Eduardo Vessoni

Fechado durante a pandemia, o atrativo foi reaberto no mês passado e pode ser visitado nos finais de semana, em um tour guiado pelo próprio filho de Zé dos Montes.

Eduardo Vessoni

Mais conhecido como Zé dos Montes, José Antônio Barreto faleceu em julho de 2020, aos 88 anos, devido a uma insuficiência respiratória, e deixou a obra inacabada.

Arquivo pessoal

A temporada de Nossa aborda sabores, belezas e saberes do Brasil. A curadora da região Nordeste é a cantora Elba Ramalho. 

Brasileiro

Arte UOL

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Eduardo Vessoni, em colaboração para Nossa

Publicado em 29 de junho de 2021