DESTINOS NACIONAIS

Cânions brasileiros revelam paisagens grandiosas. Conheça

Por Marcel Vincenti

Getty Images/iStockphoto

No Brasil, é possível visitar cânions incríveis, que oferecem atrativos como trilhas e passeios de barco no meio de paredões rochosos, cachoeiras e rios com piscinas naturais. 

Getty Images/iStockphoto

Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra (RS e SC) e impressiona com seus paredões de até 720 metros. É possível fazer trilha até a base do cânion ou admirá-lo do alto, desde mirantes.

Cânion Itaimbezinho

Getty Images/iStockphoto

Parte do Parque Nacional da Serra Geral (RS e SC), o cânion tem nada menos do que 7,5 quilômetros de extensão. Muitos viajantes combinam o tour com uma visita à cachoeira do Tigre Preto. 

Cânion Fortaleza

Getty Images/iStockphoto

Em Minas e com área navegável, eles são explorados em passeios de barco por enormes paredões e uma água verde-esmeralda. Na área, há pontos para dar um mergulho.

Cânions de Capitólio

Getty Images/iStockphoto

Para chegar à cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina (BA), turistas passam, a nado e equipados com coletes salva-vidas, entre fotogênicos paredões de pedra.

Cânion do rio Espalhado

Getty Images/iStockphoto

Navegável e que constitui um passeio imperdível para quem está em Sergipe ou Alagoas. 

Cânion do Xingó

Getty Images/iStockphoto

Fica na área do município de Bom Jardim da Serra (SC) e pode ser admirado do alto por quem viaja pela área. A viagem pode também incluir visitas aos cânions do Funil e da Ronda. 

Cânion das Laranjeiras 

Getty Images/iStockphoto

Localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), tem imponentes paredões e piscinas naturais. E o tour pode (e merece) ser combinado com uma visita à cachoeira da Farofa. 

Canion das Bandeirinhas

Acervo Setur MG

A atração em Conceição do Mato Dentro (MG) pode ser explorada em uma caminhada que passa por trilhas de terra e pelo leito de um rio, dando acesso a piscinas naturais e a uma grandiosa cachoeira.   

Cânion do Peixe Tolo

Prefeitura Municipal de Conceicao do Mato Dentro

Fica no Parque Estadual do Guartelá (PR) e pode ser admirado em caminhadas que também incluem visita a uma área de pinturas rupestres. Além disso, é possível curtir o visual da cachoeira da Ponte de Pedra. 

Cânion Guartelá 

Denis Ferreira Netto

Eles estão localizados em Currais Novos, no interior potiguar, a cerca de 190 quilômetros de Natal. Aqui, a paisagem é marcada por um terreno acidentado cheio de verde. 

   Cânions dos Apertados 

Adriano Santoni

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti,  em colaboração com Nossa

Publicado em 21 de fevereiro de 2020