NATUREZA LOGO ALI

Cachoeiras que ficam perto (ou dentro) de capitais do Brasil

Por Marcel Vincenti

Ricardo Martins/Sesc Pantanal

Antes da visita, verifique se a pandemia não impactou o acesso a estes locais – e informe-se se o volume de água está abundante o suficiente para deixar o passeio satisfatório. 

Nas movimentadas metrópoles do Brasil, é normal que as pessoas se sintam distantes da natureza. A boa notícia é que, existem áreas verdes e quedas d'água a uma distância relativamente curta (ou no interior) de 10 capitais brasileiras. 

Fica na região da Praia Grande e tem cerca de 25 metros de altura. Para acessá-la, o turista percorre uma trilha de dificuldade média no Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Itutinga-Pilões. 

Cachoeira do Guariúma (SP)

José Antônio Rodrigues

Localizada em Ituberá, tem mais de 60 metros de altura. Da entrada da reserva, são 300 metros de caminhada até a queda d'água. De Salvador, os turistas pegam o ferry-boat até Itaparica e, de lá, percorrem aproximadamente 160 km na rodovia BA-001.

Cachoeira da Pancada Grande (BA)

Marcio Couto da Hora

Fica a cerca de 150 km de Cuiabá, no Parque Sesc Serra Azul. Tem quase 50 metros de altura, forma um lago cristalino e está cercada por paredões de calcário. Para chegar à queda d'água, o turista cruza uma trilha de aproximadamente 150 metros e sobe 470 degraus. 

Cachoeira Serra Azul (MT)

Ricardo Martins/Sesc Pantanal

É localizada no Parque Estadual da Serra da Tabuleiro – perto de Florianópolis – e reúne três cachoeiras (uma delas com 70 metros de altura). A caminhada é considerada de nível moderado.

Trilha da Cachoeira do Rio Vermelho (SC)

Cláudia Laurent

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O acesso à queda d'água envolve uma trilha de nível fácil a médio – e, ao chegar à área da cachoeira, os visitantes se banham em um poço cercado pela mata Atlântica. 

Cachoeira do Horto (RJ)

Hudson José

A atração fica a 20 minutos do centro de Campo Grande e, para chegar à parte de cima da queda d'água de 20 metros, há uma trilha de aproximadamente 2 km.

Cachoeira do Céuzinho (MS)

SecturMS

Tem 18 metros de altura e está situado a aproximadamente 30 km do centro de Brasília. O acesso à cachoeira envolve uma trilha com cerca de 2 km, com borboletas, pássaros e flores típicas do cerrado. 

Salto do Tororó (DF)

Gabriel Jabur

É formada pelas águas do Rio Verdinho e se divide em dois braços: sua maior queda tem altura aproximada de 4 metros. Forma duas piscinas naturais e fica na região do município de Bonito, a cerca de 150 km de Recife. 

Cachoeira Véu da Noiva (PE)

Francisco Andrade

Tem aproximadamente 85 metros de altura, com água caindo por enormes. Fica em Baturité, a cerca de 105 km de Fortaleza. Para chegar ao local, é preciso atravessar uma trilha de 300 metros extensão. 

Cachoeira do Perigo (CE)

AlexUchoa/SeturCeará

Está situada na região da Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho, a cerca de 95 km de Belo Horizonte. É uma cachoeira larga e com 10 metros de altura. Para chegar lá, há uma trilha que dá acesso a outras três cachoeiras. 

Cachoeira Grande (MG)

Pedro Vilela

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti

Publicado em 13 de dezembro de 2020

Continue navegando pelo NOSSA