PARAÍSOS REFRESCANTES

Brasil tem várias praias de rio. Saiba onde encontrá-las

iStock

Além de milhares de quilômetros de faixas de areia banhadas pelo mar, o Brasil tem uma série de praias fluviais - locais banhados por rios e propícios para um mergulho.   

Matheus Sousa/uNSPLASH

Localizada no município de Camocim e na área do encontro do rio dos Remédios com o mar. Tem uma paisagem marcada por dunas e é banhada por água cristalina.

Barra dos Remédios (CE)

Rafael Lima

No local, situado em São Félix do Araguaia, os turistas podem entrar e se refrescar no rio Araguaia, que banha a região. Fica a cerca de 800 metros do centro da cidade, com acesso por uma estrada de cascalho.

Praia do Morro (MT)

Secom MT

Na área, localizada no município de Mata de São João, o estuário do rio Imbassaí é emoldurado por um vasto coqueiral.

Praia de Imbassaí (BA)

Tatiana Azeviche

Situada no Parque Estadual da Serra do Mar, em Salesópolis, ela oferece trajeto difícil e com trechos que atravessam um rio com faixa de areia.

Trilha do Poço Bonito (SP)

Luis Felipe/Fundação Florestal

Conhecido destino do ecoturismo é cortado por cursos de água onde existem praias fluviais. Uma das mais lindas é a Prainha do Rio Novo, com água refrescante e areia fofa.

Jalapão (TO)

iStock

Aqui, as grandes atrações são paisagens marcadas por dunas e lagoas, mas também possível curtir o rio Preguiças, com praias fluviais que merecem uma visita. 

Lençóis Maranhenses (MA)

iStock

Outro destino que tem várias praias banhadas pelo rio Tapajós. Entre elas estão a orla da Ilha do Amor (com areia clara e boa infraestrutura) e a Ponta do Cururu. 

Alter do Chão (PA)

Nathalia Segato/Unsplash

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, colaboração para Nossa

Publicado em 06 de março de 2021