Getty Images/iStockphoto

CURIOSIDADES

América do Sul abriga destinos recordistas do Guinness World Records 

A América do Sul tem diversos atrativos recordistas do Guinness World Records, seja por seu tamanho, altitude ou alguma outra característica superlativa. Conheça 10 deles

Getty Images/iStockphoto

A cachoeira mais alta do mundo tem com 979 metros de queda e fica na Venezuela, mais precisamente no Parque Nacional Canaima. Para chegar a ela há trajetos de barco e trilhas.

Salto Angel

Getty Images/iStockphoto

Entre a Bolívia e o Peru, é classificado como o lago navegável por embarcações comerciais mais alto do mundo. Está a cerca de 3.800 metros de altitude e está rodeado pelos Andes.

Lago Titicaca

Getty Images/iStockphoto

Localizado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, é o maior cajueiro do mundo com área de mais de 8.500 m² e capaz de dar mais de 70 mil cajus em cada safra. 

Cajueiro de Pirangi

Getty Images/iStockphoto

O Brasil tem a mais longa estalactite do mundo, com 28 metros de comprimento e batizada de Perna de Bailarina. Fica na Gruta do Janelão, que faz parte do turístico Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG). 

Perna de Bailarina

Maurício Andrade/ICMBio

A maior floresta tropical do mundo está presente no Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia e Guiana Francesa.

Floresta amazônica 

Getty Images/iStockphoto

Sede do governo da Bolívia, está é a capital de um país mais alta do mundo. A cidade chega a estar a mais de 3.600 metros sobre o nível do mar. 

La Paz

Getty Images/iStockphoto

Cartão-postal da Bolívia, é a maior planície de sal do mundo com área de mais de 9.500 km², além de estar a mais de 3.500 metros de altitude. Na época das chuvas, a água forma um espelho sobre a superfície.

Salar de Uyuni

Getty Images

No próprio Salar do Uyuni, fica o maior hotel de sal do mundo: o Palacio de Sal, que ocupa uma área de mais de 4.500 m² e que tem paredes, chão, cadeiras e mesas feitos com o mineral.

Palacio de Sal

Getty Images

Localizadas no Peru, são consideradas os maiores geoglifos do mundo. Produzidas por uma cultura pré-colombiana, estas misteriosas imagens gigantescas são admiradas em voos.

Linhas de Nazca

Getty Images/iStockphoto

Na Argentina, está o sítio arqueológico mais alto do mundo. Isso porque, em 1999, uma expedição encontrou três múmias incas no alto do vulcão, a mais de 6.700 metros de altitude. 

Vulcão Llullaillaco

Getty Images/iStockphoto

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, colaboração para Nossa

Publicado em 19 de abril de 2021