menos famosas

Além de Ouro Preto e Tiradentes, Minas reúne muitas outras cidades históricas

Getty Images/iStockphoto

Em Minas Gerais, Ouro Preto, Mariana e Tiradentes têm fama mundial por seus monumentos históricos como igrejas e casarões. Mas o estado do Sudeste abriga mais cidades com essas características. Conheça outros dez destinos históricos imperdíveis.

Getty Images/iStockphoto

Além das edificações históricas, é onde se produz um dos melhores queijos de Minas. Seu principal cartão-postal é a Igreja Santa Rita, com uma história que remonta ao século 18 e que fica no alto de uma escadaria. 

Serro

Gabriel Resende dos Santos/Setur MG

Terra de Carlos Drummond de Andrade, construções históricas e paisagens bucólicas. Um de seus cartões-postais é a Capela de São José, construída por volta de 1860 e rodeada por muito verde. 

Itabira

Gabriel Salgado/Setur MG

Abriga construções da época colonial, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, erguida no século 18. E a região de Paracatu ainda tem cachoeiras. 

Paracatu

Getty Images/iStockphoto

Fica aos pés da serra do Caraça e é célebre pela produção de vinho de jabuticaba. Entre seus principais atrativos está a Capela de Santa Quitéria (na foto), erguida no século 18 e localizada no alto de uma colina. 

Catas Altas

Getty Images

A cidade fica entre montanhas e abriga construções do século 18. Entre seus destaques estão a Antiga Casa Paroquial (datada de 1759), a Casa de Pedra de Itatiaia (exemplar das casas urbanas do período colonial) e igrejas. 

Ouro Branco

Getty Images/iStockphoto

Com a Serra da Piedade no horizonte, este município tem monumentos como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (onde Aleijadinho fez alguns de seus primeiros trabalhos) e o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizada no alto da serra.

Caeté

Getty Images

Tem como um de seus cartões-postais a Capela de Nossa Senhora do Ó. Suas ruas são marcadas por outras construções, como o Chafariz do Rosário (de 1752) e o Teatro Municipal, onde esteve Dom Pedro 2º.

Sabará

Getty Images

Abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com um adro que exibe as estátuas de pedra-sabão conhecidas como os 12 Profetas - um dos mais importantes legados artísticos de Aleijadinho. O complexo do santuário é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. 

Congonhas

Crédito da imagem, se necessário

Em uma região conhecida por suas cachoeiras, esta cidade também exibe belos monumentos históricos, com destaque para as igrejas. No Bairro Tombadouro, são encontradas ruas históricas e casarões do século 18. 

Itabirito

iStock

Possui igrejas históricas que são verdadeiras obras de arte (como a Igreja de São Francisco de Assis), além de oferecer ruas cercadas por casarões coloniais. 

São João del-Rei

Getty Images/iStockphoto

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, colaboração para Nossa

Publicado em 02 de abril de 2021