Pura Vida means hello — na tradução livre, 'Pura Vida significa olá'. Assim que aterrissei na Costa Rica, essa foi a primeira frase que saltou aos olhos. Logo de cara, o slogan turístico é martelado de todas as formas possíveis em nosso subconsciente, seja em outdoors ou em souvenires. Porém, é só conforme os dias vão passando que passamos a entender o real significado da expressão.
Paisagens selvagens, mar do Caribe, clima tropical, cordilheiras e vulcões. A roadtrip de sete dias chegou a ser entorpecente. Na encosta caribenha — deste país que também é banhado pelo Oceano Pacífico — foi possível viver inúmeras experiências em um curto espaço de tempo.
Para quem está acostumado a percorrer centenas (ou até milhares!) de quilômetros em território brasileiro para trocar um cenário por outro, esse pedacinho de terra na América Central é um convite para uma maratona de aventuras.
Porém, nada disso teria o mesmo significado sem o contato com a verdadeira 'pura vida' da Costa Rica: o costa-riquenho. Um povo tão encantador quanto suas paisagens.
O sorriso aberto de todos marcou minha viagem e deu as pistas para entender porque o país é o mais feliz da América Latina — ele figura em 12º no World Happiness Report 2024 e é nosso único representante hermano no top 20.