Desde muito antes da pandemia o mundo já vivenciava uma reviravolta na forma como as pessoas se hospedam. A indústria hoteleira tinha sentido um baque considerável desde a consolidação de plataformas de aluguel de imóveis por noite ou temporada.
Pioneiro e principal nome do setor, o Airbnb começou em 2007 sua trajetória de revolução num mercado antes dominado pela hotelaria tradicional. Porém o que se observa em 2022 não é apenas uma retomada das viagens, mas uma verdadeira transformação na maneira como as pessoas se hospedam — inclusive dentro do Airbnb.
As reservas ficaram mais longas e um indicador chama muito a atenção: em 2021, cerca de 20% de noites reservadas no Airbnb foram para estadias de um mês ou mais — e 50% com pelo menos uma semana. Ou seja, muita gente está morando em acomodações de aluguel temporário e ainda trabalhando remotamente.
Tal fenômeno foi um dos motivadores para o Airbnb anunciar novidades. "Quando olhamos para essas tendências, o que pudemos dar foi respostas para as mudanças", diz Tara Bunch, diretora global de operações da companhia. Bacharelada em Engenharia Mecânica pela Universidade da Califórnia, Tara tem passagem de oito anos pela Apple e liderou as operações de serviço e atendimento ao cliente global na Hewlett-Packard. Direto de Los Angeles, onde vive com a esposa e seis filhos, Tara conversou com exclusividade com Nossa.