Hospedagem em mutação

Em entrevista exclusiva a Nossa, Tara Bunch, do Airbnb, conta as novidades para o 'turista do pós-pandemia'

Felipe Mortara Colaboração para Nossa Getty Images

Desde muito antes da pandemia o mundo já vivenciava uma reviravolta na forma como as pessoas se hospedam. A indústria hoteleira tinha sentido um baque considerável desde a consolidação de plataformas de aluguel de imóveis por noite ou temporada.

Pioneiro e principal nome do setor, o Airbnb começou em 2007 sua trajetória de revolução num mercado antes dominado pela hotelaria tradicional. Porém o que se observa em 2022 não é apenas uma retomada das viagens, mas uma verdadeira transformação na maneira como as pessoas se hospedam — inclusive dentro do Airbnb.

As reservas ficaram mais longas e um indicador chama muito a atenção: em 2021, cerca de 20% de noites reservadas no Airbnb foram para estadias de um mês ou mais — e 50% com pelo menos uma semana. Ou seja, muita gente está morando em acomodações de aluguel temporário e ainda trabalhando remotamente.

Tal fenômeno foi um dos motivadores para o Airbnb anunciar novidades. "Quando olhamos para essas tendências, o que pudemos dar foi respostas para as mudanças", diz Tara Bunch, diretora global de operações da companhia. Bacharelada em Engenharia Mecânica pela Universidade da Califórnia, Tara tem passagem de oito anos pela Apple e liderou as operações de serviço e atendimento ao cliente global na Hewlett-Packard. Direto de Los Angeles, onde vive com a esposa e seis filhos, Tara conversou com exclusividade com Nossa.

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Tara Bunch, diretora global de operações do Airbnb

Airbnb X hotéis

Foram muitos os desafios durante o auge da pandemia e são outros atualmente. Afinal, como lidar com problemas dinâmicos?
Uma das grandes mudanças foi a alteração de comportamento das viagens. As pessoas estão ficando mais tempo nos destinos. Muito porque elas estão mais remotas em seus trabalhos. Dobraram as reservas de pessoas que reservam 28 ou mais pernoites. Mais da metade das reservas no primeiro trimestre de 2021 foi de uma semana ou mais. Isso é uma grande mudança. Não é mais férias. Os viajantes estão vivendo em outros lugares e usando a plataforma de jeitos diferentes.

Como enxerga essa concorrência entre hotéis e plataformas de hospedagem?
Acho que cada um supre necessidade diferentes. Hotéis são ótimos para viagens mais curtas, em grupos menores. Os hotéis não alcançam tantas categorias, como férias num castelo, por exemplo. Temos hóspedes que querem hotéis. Eu não vejo um conflito, mas acho que ambos são complementares. Eu ainda uso hotel para viagens curtas, sozinha. Mas se for por uma semana ou mais, com meus seis filhos, eu reservo um Airbnb. Normalmente com uma piscina que os deixe bem ocupados e muitos quartos.

A plataforma em números

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Já são mais de 100 mil cidades de 220 países e regiões com acomodações inscritas na plataforma, totalizando 6 milhões de espaços ativos, geridos por cerca de 4 milhões de anfitriões locais.

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Mais de 150 atualizações foram feitas no sistema em 2021. Em setembro, o Airbnb alcançou a marca de 1 bilhão de reservas desde 2007 e fechou 2021 com recorde de 102 milhões de reservas.

Viagem pós-pandemia

O que mudou na forma de viajar com a pandemia?
Inicialmente, todos se trancaram. De repente era verão, as pessoas estavam cansadas de ficar em casa. As viagens domésticas de carro bombaram. Aqui nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas foram para lugares não usuais. Não iam mais para Nova York, mas Dakota do Norte, Nebraska ou Wyoming para fazer atividades ao ar livre.

De repente, foi uma grande mudança na forma natural como as pessoas viajavam. Olhando essas tendências de viagem vimos que precisávamos focar no nosso principal negócio, que é hospedagem. Quando olhamos para essas propensões, o que pudemos dar foi respostas para essas mudanças.

Então o que mudou nos serviços oferecidos?
Basicamente são três grandes novos recursos. O primeiro é o Airbnb Categories, com mais de 50 tipificações de acomodações que permitem ao hóspede procurar com mais flexibilidade. Já as Estadias Combinadas são um novo recurso que divide uma estada entre duas acomodações diferentes, resultando em uma média de 40% a mais de anúncios na busca por períodos mais longos. Por fim, o AirCover para hóspedes, uma proteção mais abrangente para estadias, incluída gratuitamente.

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Algumas cidades pelo mundo criaram regras para hospedagens temporárias. Como você enxerga essa situação e em que medida isso prejudica os viajantes que querem economizar?

Seja na Europa ou no Brasil, ou em cidades como Nova York e Berlim, todos têm regras para hospedagem de curto período. Nós trabalhamos de acordo com as regras em todas elas. Se para operar num determinado lugar temos de seguir leis e pedir licenças, vamos precisar exigir tudo isso. Queremos garantir que os anfitriões estejam seguindo as regras e pagando as taxas, onde quer que seja. No Rio de Janeiro, por exemplo, é diferente do que funciona para Madri ou São Francisco. Temos times de regulamentação regional em vários escritórios pelo mundo. É importante ter isso porque não existe um modelo único.

Mi castelo es tu castelo

O que muda na experiência dos viajantes, de fato, com as novas categorias?
Ao acessar a plataforma, são apresentadas 56 categorias que organizam as acomodações com base em seu estilo, localização ou proximidade de uma atração de viagem. Ao pesquisar um destino, os resultados da pesquisa também são organizados por categorias relevantes. Quando falo em diversidade, me refiro a "Casas Triangulares", "Grutas", "Contêineres", "Castelos" e "Barcos", entre outras.

Por exemplo, as noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 para viagens de junho a agosto para estadias únicas cresceram 80% em relação a 2019. Entre os principais destaques, "Microcasas", "Celeiros" e "Casas na Árvore" tiveram, respectivamente, um crescimento de procura de 173%, 160% e 116%. E o recurso de Busca Flexível, lançado em maio de 2021 já foi usado mais de dois bilhões de vezes.

Mas isso não pode tornar a busca mais burocrática, complicada?
Pelo contrário, fica bem mais fácil porque antes precisava colocar muitas especificações. Agora não precisa descer na tela por centenas de propriedades. Também é mais divertido. Brinquei com o aplicativo de teste e poderia passar horas. Imagine ter quatro milhões de propriedades únicas. É um jeito muito mais eficiente de buscar. Você acha que quer ficar num lugar, mas vai descobrindo novas possibilidades. É uma forma de fazer as pessoas ampliarem sua visão sobre viajar. Contudo, ainda dá para buscar da forma antiga.

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Um destino, mais casas

E o que dizer da modalidade de estadias combinadas?
Se você quiser ficar por três meses numa única propriedade, na Espanha, por exemplo, porém não encontra disponibilidade pelo período todo no imóvel desejado, você pode selecionar a opção "Estadias combinadas" e abrir até 40% mais ofertas. O sistema vai tentar conciliar duas propriedades similares que vão permitir você passar o período todo por lá. O mapa mostra as distâncias e permite escolher propriedades num raio de uma certa região, mais perto ou mais longe. Tudo num único processo de reserva, sem precisar ir e voltar no aplicativo.

Quando falamos de uma operação feita a priori por não profissionais, como é o Airbnb, podem acontecer imprevistos e situações indesejadas tanto para os anfitriões quanto para os hóspedes. Como evitar isso?
Bom, nós já tínhamos o serviço AirCover gratuito para os anfitriões, com seguro de até US$ 1 milhão, até mesmo no raro caso de um hóspede se machucar ou em caso de danos ao espaço e pertences, inclusive causados por animais.

Agora, estamos incluindo um AirCover para hóspedes, também sem custos. Porque eles querem ter certeza de que tudo vai estar garantido em caso de imprevisto. É uma proteção de reserva. Por exemplo, se seu anfitrião cancelar a estadia em cima da hora, temos um time especial que vai te reservar num Airbnb, do mesmo nível e vamos cobrir a diferença.

Por exemplo, Lake Tahoe no inverno, que é um destino muito procurado. O viajante chega lá e não tem os três quatros prometidos, mas apenas dois e a calefação não funciona. Neste mesmo dia vamos checar e talvez arrumar uma nova reserva para ele. Além disso, estamos inaugurando uma linha de segurança 24 horas no nosso site em 16 idiomas, que cobrem 90% das línguas faladas por nossos hóspedes.

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