TRANSFORMAÇÃO

Em ensaio para Nossa, participantes do "Born to Fashion" enviam mensagens para o passado: "Você é revolução!"

Fotografias Tavinho Costa

O reality show "Born to Fashion" nasce a partir de uma iniciativa: abrir espaço para modelos trans na indústria da moda.

O programa do canal E!, exibido nas quintas-feiras às 22h, traz uma disputa comandada por um time de especialistas: o maquiador André Veloso, a estilista Lila Colzani, a artista Alice Marcone e Laís Ribeiro, a modelo do Piauí que leva o nome do Brasil para as passarelas das principais grifes no mundo.

A Nossa, Laís reflete como o reality é importante para a abertura de diálogos sobre moda e identidade: "Ainda há muito a ser feito, por isso é um trabalho permanente, de evolução constante. Espero que este projeto ajude a causar transformação - no mercado de trabalho e no espectador".

Gerar debate em torno do mercado para as mulheres transgênero é uma das formas de colaborar. É uma responsabilidade e uma aliança"

O conceito ganha força nas palavras das modelos. "É sobre ocupar um espaço que não nos é permitido que ocupemos", diz Lana Santucci.

Em ensaio exclusivo para Nossa, as dez modelos incorporam o estilo tomboy, caracterizado por misturar estilos do que é dito masculino e feminino na moda, e respondem à pergunta: "Qual mensagem você enviaria para si mesma na adolescência?".

Topo