Topo

Turistas "madrugam" para visitar Disneyland Paris, reaberta após 8 meses

Primeiros visitantes a aproveitarem Disney na reabertura - Marc Piasecki/	Getty Images
Primeiros visitantes a aproveitarem Disney na reabertura Imagem: Marc Piasecki/ Getty Images

17/06/2021 16h26

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias "reforçadas", incluindo o uso obrigatório de máscara a partir dos 6 anos de idade.

A partir das 8h50, os primeiros visitantes, adultos e crianças, muitos deles fantasiados, foram recebidos na Town Square e depois na Main Street por uma guarda de honra de funcionários e por um baile de personagens emblemáticos do universo Disney.

"Estou emocionada, quero chorar, mas estou me controlando", desabafa após a abertura dos portões uma jovem, toda vestida de branco, com bolsa, "pins" e arco com orelhas à imagem da personagem Marie, de "Aristogatas". "Saí de Reims (nordeste da França) às 6h15 para não ter que fazer fila na entrada", diz esta assídua visitante, que costumava visitar o parque uma vez por semana.

"Corremos assim que reabriram as bilheterias", conta um rapaz vestido de Minnie Princesa da cabeça aos pés.

Reservei várias datas no mês de julho".

Apesar das restrições sanitárias que tornam mais difíceis as viagens, alguns visitantes vindos do exterior também marcaram presença. Uma turista belga contou que saiu de casa às 4h da madrugada para ser uma das primeiras a entrar no parque.

Minnie e Mickey dando as boas-vindas aos visitantes na reabertura do parque - Marc Piasecki/Getty Images - Marc Piasecki/Getty Images
Minnie e Mickey: por conta do distânciamento, abraços estão vetados
Imagem: Marc Piasecki/Getty Images

Os adultos presentes nesta reabertura estavam tão empolgados quando as crianças. "Mal podia esperar", disse Maxime, de 9 anos, que contou que não conseguia "dormir há três dias" diante da perspectiva de voltar ao parque. "Há muito tempo que eu senti falta daqui", afirma Johanna Dieux, uma Branca de Neve de 6 anos. "Por causa da Covid, não podia vir ", lamentou a pequena.

Alguns visitantes puderam se divertir antes mesmo da reabertura, já que a Disney possibilitou que seus assinantes anuais pudessem visitar as atrações nos dois dias anteriores à sua reabertura oficial, 15 e 16 de junho.

Capacidade reduzida

Fechada desde 30 de outubro de 2020, a Disneyland Paris reabriu ao público, mas com capacidade reduzida. Hoje, "podemos acomodar 28.000 pessoas, o que limita as entradas" do parque, que tem capacidade para receber "até 50.000 visitantes por dia", explica Djamila Ouaz, delegada do sindicato CFDT.

Todas as atrações e lojas estão abertas, mas os visitantes a partir de 6 anos, assim como os funcionários, devem usar máscara "durante todo o dia", frisou a Disneyland Paris em um comunicado à imprensa. "Impusemos medidas sanitárias reforçadas em todo nosso 'resort', nas nossas atrações, lojas, hotéis e restaurantes", insistiu a presidente do parque.

Minnie e Mickey dando as boas-vindas aos visitantes na reabertura do parque - Getty Images - Getty Images
Disney, em Paris
Imagem: Getty Images

2.000 distribuidores de álcool em gel

Para limitar a disseminação do coronavírus, foram espalhados pelo chão adesivos que lembram o distaciamento físico obrigatório e painéis de acrílico foram colocados na frente e, às vezes, dentro das próprias atrações. Também foram instalados cerca de 2.000 pontos com "dispenser" de álcool em gel.

Dos sete hotéis, apenas o Newport Bay Club está aberto. A inauguração do novo Hotel New York, com 561 quartos dedicados ao universo Marvel, será em 21 de junho.

Depois de um primeiro fechamento entre 13 de março e 15 de julho de 2020, o parque, um dos principais destinos turísticos na Europa, voltou a fechar as portas mais duas vezes. Os franceses representam tradicionalmente cerca da metade dos visitantes.

Demissões

No início de 2021, os sindicatos e a direção firmaram um acordo coletivo de rescisão contratual (RCC), que previa até 1.060 demissões. Segundo Djamila Ouaz, cerca de 1.100 pessoas foram mandadas embora, levando o atual número de funcionários para "14.700, sem contratos temporários".

De acordo com o sindicato CFDT, o parque recebeu 3,5 milhões de visitantes em 2020. A Disneyland Paris não divulga o número de visitantes anuais desde 2015, quando atingiu 14,8 milhões.

(Com informações da AFP)