Topo

Onde se vive melhor no mundo em 2021? Auckland, na Nova Zelândia, lidera o ranking

Auckland, na Nova Zelândia - iStockphotos
Auckland, na Nova Zelândia
Imagem: iStockphotos

09/06/2021 09h48

A pandemia abalou o ranking de cidades onde se vive melhor, com metrópoles europeias em queda, e Austrália, Japão e Nova Zelândia na liderança graças às medidas rápidas e eficientes contra Covid-19, de acordo com um estudo da Economist Intelligence Unit (EIU).

Auckland, uma das principais cidades da Nova Zelândia está no topo do estudo anual feito para o semanário The Economist sobre as cidades onde se é bom morar, de acordo com a edição de 2021 publicada nesta quarta-feira (8), seguido por Osaka, no Japão, Adelaide (Austrália), Tóquio e Wellington (capital da Nova Zelândia).

Auckland subiu ao topo do ranking graças à abordagem bem-sucedida para conter a pandemia Covid-19, que permitiu que a sociedade permanecesse aberta e a cidade tivesse um melhor desempenho em termos de educação, cultura e meio ambiente", destaca o comunicado de imprensa que acompanha o estudo.

Auckland, na Nova Zelândia - iStockphotos - iStockphotos
Auckland, na Nova Zelândia
Imagem: iStockphotos

A publicação britânica informou que além das respostas à Covid-19 e o acesso ao sistema de saúde, o índice Global Liveability Index 2021 também levou em conta a taxa de vacinação e a evolução do número de casos e mortes pelo coronavírus.

Cidades europeias despencam nos índices

Viena (capital da Áustria) anteriormente considerada a cidade mais bonita entre 2018 e 2020, caiu para o 12º lugar - iStockphoto - iStockphoto
Viena (capital da Áustria) anteriormente considerada a cidade mais bonita entre 2018 e 2020, caiu para o 12º lugar
Imagem: iStockphoto

Por outro lado, "as cidades europeias tiveram um desempenho particularmente ruim na edição deste ano. Viena (capital da Áustria) anteriormente considerada a cidade mais bonita entre 2018 e 2020, caiu para o 12º lugar, enquanto Hamburgo, na Alemanha, caiu 34 posições, para o 47º. A capital italiana foi outro exemplo de como a pandemia afetou sua atratividade. A "cidade eterna" caiu 21 posições e ocupa o 57° lugar no índice elaborado pela publicação britânica.

O estudo menciona "que o estresse nos recursos hospitalares aumentou para a maioria das cidades alemãs e francesas" e "restrições aos movimentos e encontros limitaram a oferta cultural".

O aumento mais significativo foi registrado por Honolulu, Havaí nos Estados Unidos (14º no ranking, subindo 46 lugares) "graças a grandes avanços na forma de conter a pandemia e implantar o programa de vacinação".

Honolu, no Havaí - iStockphotos - iStockphotos
Honolu, no Havaí
Imagem: iStockphotos

De acordo com o estudo, Damasco continua sendo a cidade onde a vida é mais difícil por causa da guerra civil de mais de dez anos na Síria. .

Caracas é a pior cidade da América Latina no ranking ocupando a 131° lugar entre as 140 cidades analisadas.

Para o futuro índice, a publicação adianta que a recuperação de muitas cidades como um bom lugar para se viver vai depender dos riscos que representam em relação à pandemia, da capacidade de controle do coronavírus combinada com vacinação, testagem, traçabilidade e medidas de quarentena.

As cidades mais habitáveis do mundo em 2021

1. Auckland, Nova Zelândia
2. Osaka, Japão
3. Adelaide, Austrália
4. Wellington, Nova Zelândia
4. Tóquio, Japão
6. Perth, Austrália
7. Zurique, Suíça
8. Genebra, Suíça
8. Melbourne, Austrália
10. Brisbane, Austrália

As cidades menos habitáveis do mundo em 2021

1. Damasco, Síria
2. Lagos, Nigéria
3. Port Moresby, Papua Nova Guiné
4. Dhaka, Bangladesh
5. Argel, Argélia
6. Tripoli, Líbia
7. Karachi, Paquistão
8. Harare, Zimbábue
9. Douala, Camarões
10. Caracas, Venezuela