Topo

Espanha vai impor quarentena de dez dias a viajantes que chegarem do Brasil

Skyline de Madrid - Sylvain Sonnet/Getty Images
Skyline de Madrid Imagem: Sylvain Sonnet/Getty Images

17/02/2021 18h11

A Espanha vai impor uma quarentena obrigatória para todas as pessoas que chegam do Brasil e da África do Sul para evitar a propagação de novas variantes do coronavírus no país, anunciou nesta quarta-feira (17) a ministra da Saúde, Carolina Darias. O país já limita os voos desses dois países.

Diferentemente do Reino Unido, a quarentena espanhola será em casa. Os viajantes com proveniência desses dois países deverão "permanecer em casa, limitando seus movimentos e o acesso a terceiros", disse Darias em uma coletiva de imprensa. A medida entra em vigor domingo à noite e vai vigorar por, ao menos, 14 dias.

Quem fizer um teste e tiver resultado negativo após os sete primeiros dias poderá adiantar o final de sua quarentena.

Desde o início de fevereiro, o governo espanhol tem mantido rigorosa limitação nas chegadas do Brasil e da África do Sul: apenas passageiros com nacionalidade ou residência na Espanha e Andorra podem entrar no país.

A exceção é feita para passageiros em trânsito, mas eles não podem deixar o aeroporto ou permanecer por mais de 24 horas.

Voos para o Reino Unido estão suspensos

Como outros países, a Espanha suspendeu desde dezembro a chegada de passageiros do Reino Unido, com exceção dos espanhóis e residentes no país, devido à propagação da variante britânica, que é mais contagiosa.

Até agora, o país europeu registrou 613 casos da variante britânica, seis casos da variante sul-africana e dois casos da variante brasileira no país.

As três variantes preocupam a comunidade internacional por conta de sua contagiosidade e do risco de que as vacinas já desenvolvidas sejam menos eficientes contra elas.

A Espanha, um dos países europeus mais atingidos pela pandemia do coronavírus, registrou mais de 66.000 mortes.

Com informações da AFP