Topo

Reino Unido vai impor 14 dias de quarentena para quem chegar do exterior

Reino Unido - Agência Brasil
Reino Unido Imagem: Agência Brasil

Da RFI

22/05/2020 13h08

O Reino Unido vai impor um isolamento obrigatório de 14 dias aos viajantes que chegam do exterior para impedir a propagação do novo coronavírus no território, declarou o ministro encarregado da Irlanda do Norte, Brandon Lewis, nesta sexta-feira (22).

"As pessoas que chegarem ao Reino Unido terão que se submeter a uma quarentena" para "conter" a propagação da doença", disse Lewis à emissora de televisão Sky News.

"Evidentemente, os cidadãos britânicos que voltarem poderão continuar a quarentena em casa. Os visitantes terão que tomar providências para realizar essa quarentena por 14 dias", acrescentou. Essa medida será revista "a cada três semanas", segundo o ministro.

Brandon Lewis disse que, "no momento", não está prevista nenhuma exceção para pessoas de países com baixa taxa de transmissão.

Essa medida, que será revisada "a cada três semanas", segundo o ministro, deve acompanhar o gradual descon?namento do país a partir de 1º de junho, no caso de avanços na luta contra o coronavírus.

A decisão alarma o setor aéreo, já abalado pela pandemia. O CEO da companhia aérea low cost Ryanair a chamou recentemente de "boba" e "impraticável".

A associação da indústria aérea Airlines UK estimou que uma quarentena "mataria efetivamente" as viagens internacionais ao Reino Unido.

John Holland-Kaye, diretor-geral do aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, disse que a quarentena deve ser "limitada no tempo".

Controles aleatórios

Segundo a imprensa britânica, serão aplicados controles aleatórios aos viajantes, que podem ser multados em até 1.000 libras (US$ 1.221) se forem pegos furando a quarentena. Haverá exceções para transportadores e profissionais da área da saúde, assim como para cidadãos irlandeses.

(Com informações da AFP)