Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Orca perdida no rio Sena, na França, está em estado grave

A orca que já sobe o Sena desde abril está com a saúde bastante debilitada, por ter sido exposta a muita água doce (foto ilustrativa) - Michel VIARD/Getty Images/iStockphoto
A orca que já sobe o Sena desde abril está com a saúde bastante debilitada, por ter sido exposta a muita água doce (foto ilustrativa) Imagem: Michel VIARD/Getty Images/iStockphoto

Juliette Portala

da Reuters

27/05/2022 13h59

Uma orca que se desviou do oceano e começou a nadar no rio Sena, na França, neste mês, agora corre o risco de morrer, disse um pesquisador que monitora o mamífero à mídia local.

"Ela está em uma condição de risco de morte... seu estado de saúde é muito ruim", disse Gerard Mauger, vice-presidente do Grupo de Estudos de Cetáceos Cotentin (GECC), segundo o site da televisão France 3.

A orca não consegue encontrar comida suficiente no rio e a água doce está prejudicando cada vez mais sua saúde.

"É realmente complicado encontrar soluções para tentar fazê-la voltar para a água salgada", disse Mauger, acrescentando que ajudar o animal corre o risco de estressá-lo.

A orca de 4 metros, identificada como macho, foi vista pela primeira vez no Sena em 16 de maio, entre o porto de Le Havre e a cidade de Honfleur, na Normandia, antes de viajar dezenas de quilômetros rio acima para chegar à cidade de Rouen.

As autoridades locais não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

Muriel Arnal, presidente da organização francesa de direitos dos animais One Voice, disse à Reuters que há uma necessidade urgente de resgatar o cetáceo.

Ela também observou que as orcas machos são "meninos da mamãe", geralmente grudados em suas mães por toda a vida.

"Temos que ser rápidos", disse Arnal, sugerindo que usar redes para guiar a orca seria menos estressante para o animal do que colocá-lo em uma barcaça.