Topo

Após séculos, freiras belgas se unem a monges na produção de cerveja

Irmã Gertrude bebe uma "Maredret" durante a entrevista - JOHANNA GERON/REUTERS
Irmã Gertrude bebe uma "Maredret" durante a entrevista
Imagem: JOHANNA GERON/REUTERS

11/12/2021 11h46

Quando as freiras da Abadia de Maredret , na Bélgica, estavam sofrendo para reunir fundos para reformas, elas se voltaram para uma ocupação que há centenas de anos tem sido preservada por monges: a produção de cervejas. i

A comunidade beneditina de 20 membros, fundada em 1893, decidiu há cinco anos que era hora de convocar um cervejeiro para produzir cervejas infusionadas com a história e os valores da comunidade, enquanto ajuda a fazer reparos nos telhados com goteiras e paredes rachadas.

Após quase três anos de colaboração com o cervejeiro e importador John Martin, Maredret Altus, uma cerveja âmbar de 6.8% de álcool com cravo-da-índia e zimbro, e a Maredret Triplus, uma Blonde de 8% ABV com coentro e sálvia, começaram a ser vendidas no último verão europeu.

A "Maredret" Blonde - JOHANNA GERON/REUTERS - JOHANNA GERON/REUTERS
A "Maredret" Blonde
Imagem: JOHANNA GERON/REUTERS

"Faz bem para a saúde. Ajuda na digestão. Todas as imrãs gostam das cervejas, afinal estamos na Bélgica", diz Irmã Gertrude, acrescentando que as freiras podem beber uma garrafa cada aos domingos.

As cervejas têm como base espelta, um grão mencionado nos textos de Santa Hildegarde — uma beneditina alemã do século 11 que inspirou a ordem belga — e que cresce nos jardins das freiras.

Edward Martin, destilador mestre e tataraneto de cervejeiros, afirma que a produção chega a 300 000 garrafas por ano, e que espera que este número vá a 3 milhões nos próximos anos. Fora da Bélgica, as cervejas já estão sendo vendidas na Espanha e na Itália.

Cervejas de abadia, que envolve o pagamento de royalties em troca do uso dos nomes das abadias, são comuns na Bélgica, mas até agora elas estavam restritas ao universo dos monges.

A Abadia de Maredret está somente a um quilômetro da "concorrência masculina", a Abadia Maredsous cuja cerveja em parceria com a Duvel é amplamente disponível.

Irmã Gertrude brinda com uma "Maredret"  - JOHANNA GERON/REUTERS - JOHANNA GERON/REUTERS
Irmã Gertrude brinda com uma "Maredret"
Imagem: JOHANNA GERON/REUTERS

A irmã Gertrude afima que ela não os vê como rivais. "Eles foram avisados, informados e nos deram sinal verde. Não é uma competição, mas sim uma complementação", diz.