Topo

Reino Unido acaba com quarentena para britânicos totalmente vacinados

Pessoas de menos de 18 anos não terão que se isolar, disse o secretário, mas ainda terão que fazer exames - Getty Images
Pessoas de menos de 18 anos não terão que se isolar, disse o secretário, mas ainda terão que fazer exames Imagem: Getty Images

Sarah Young e Paul Sandle

08/07/2021 11h45

Os britânicos totalmente vacinados voltando de países de lista âmbar de risco médio não precisarão mais fazer quarentena quando chegarem em casa a partir de 19 de julho, disse o secretário dos Transportes, Grant Shapps, nesta quinta-feira.

A mudança de regra será um grande incentivo para as empresas aéreas e o setor de viagens, duramente prejudicados por 15 meses de restrições. No Reino Unido, 65% dos adultos já foram totalmente vacinados, possibilitando que milhões viajem.

"Posso confirmar hoje que, a partir de 19 de julho, moradores do Reino Unido que estão totalmente vacinados graças à distribuição britânica de vacinas não terão mais que se isolar quando voltarem à Inglaterra", disse Shapps.

A necessidade de entrar em quarentena no retorno impedia uma recuperação do setor. Conforme as regras anteriores, aqueles que voltavam ao Reino Unido vindos de seus principais destinos turísticos, como Espanha, França, Estados Unidos e Itália, tinham que se isolar durante 10 dias.

Shapps disse que os britânicos retornando ainda terão que fazer um exame antes de chegarem em casa e um segundo exame no segundo dia do retorno ou antes.

Pessoas de menos de 18 anos não terão que se isolar, disse o secretário, mas ainda terão que fazer exames.

Empresas aéreas pedem há tempos o fim da quarentena, mas Shapps disse que elas terão que esperar mais para não-britânicos serem dispensados da medida.