Topo

Visitantes do Coliseu voltam a ter acesso às áreas subterrâneas; veja fotos

Abertura do espaço subterrâneo do Coliseu aconteceu nesta sexta (25) - Franco Origlia/Getty Images
Abertura do espaço subterrâneo do Coliseu aconteceu nesta sexta (25) Imagem: Franco Origlia/Getty Images

Giulia Segreti e Francesca Piscioneri

25/06/2021 12h19

"O coração pulsante de Roma não é o mármore do Senado, é a areia do Coliseu", disse o senador romano Graco no filme "Gladiador", vencedor do Oscar de 2000.

O imponente anfiteatro de pedra de 2 mil anos, o maior do Império Romano, é a atração turística mais popular da Itália, tendo atraído 7,6 milhões de visitantes em 2019.

Mas seu próprio coração pulsante, as passagens, celas e cômodos subterrâneos onde prisioneiros, animais e gladiadores esperavam para atravessar alçapões para entrarem na arena há muito desaparecida, só foi aberto ao público pagante nesta sexta-feira (25) após reformas demoradas.

Coliseu: segunda fase de restauração - Franco Origlia/Getty Images - Franco Origlia/Getty Images
Coliseu: segunda fase de restauração
Imagem: Franco Origlia/Getty Images

Mais de 80 arqueólogos, arquitetos e engenheiros trabalharam no "hipogeu" de 15 mil metros quadrados durante dois anos para "voltar a colocar no centro das atenções um monumento que o mundo inteiro ama", de acordo com Diego della Valle, presidente do Tod's, grupo de moda italiano que financiou a obra.

É importante que empresas relevantes se tornem acessíveis ao país, entendendo o que podem fazer pelo país".

Turistas e jornalistas conhecem o hipogeu do Coliseu após 2 anos de reforma - Franco Origlia/Getty Images - Franco Origlia/Getty Images
Turistas e jornalistas conhecem o hipogeu do Coliseu após 2 anos de reforma
Imagem: Franco Origlia/Getty Images

Os balcões circulares, acessíveis a turistas há tempos, costumavam acomodar até 70 mil espectadores que assistiam combates de gladiadores, execuções e caças de animais. Antes da construção do hipogeu, a arena também podia ser preenchida com água para reencenar batalhas navais.

A primeira fase da reforma, incluindo uma limpeza da fachada, foi revelada em 2016. A fase final envolve a reforma das galerias e do sistema de iluminação e um novo centro de visitantes, e deve terminar em cerca de três anos.