PUBLICIDADE
Topo

UE prepara certificado de viagem anti-covid-19 para o verão

Passaporte de vacinação - Tetra Images/TGI
Passaporte de vacinação Imagem: Tetra Images/TGI

Robin Emmott e Sabine Siebold

11/05/2021 18h07

A União Europeia acredita que finalizará em breve a preparação de um certificado que poderia permitir aos cidadãos viajarem mais facilmente neste verão no bloco de 27 nações, disse o Executivo da UE nesta terça-feira após uma reunião com ministros de Assuntos Europeus.

O passe permitiria que as pessoas vacinadas e recuperadas da covid-19 ou com exames negativos cruzassem fronteiras de um bloco onde as restrições à circulação afligem os setores de viagens e turismo há mais de um ano.

"Isto é uma prioridade para nossos cidadãos, e portanto acredito que providenciaremos (o certificado) antes do verão", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, após a reunião em Bruxelas. Ele disse que acredita em uma aplicação total até o verão.

Um projeto-piloto de duas semanas para testar a tecnologia em alguns países por vez começou na segunda-feira, informou a Comissão.

Mas governos da UE, o Parlamento Europeu e a Comissão precisam combinar o desenho do certificado e decidir se exames mais rápidos, mas menos precisos, de antígeno de covid-19 podem ser incluídos.

Sefcovic pediu que todos os lados trabalhem juntos para completar o mais rápido possível o trabalho legislativo, assim como o técnico, observando a complexidade da empreitada.

"Para o certificado funcionar, tem que estar em smartphones, tem que ser interoperável, possível de verificar. Então é uma tarefa e tanto fazê-lo no nível pan-europeu", disse Sefcovic.

O Parlamento Europeu diz que ninguém terá obrigação de usar o certificado e que ele não deve ser considerado um passaporte de vacina.