Topo

Grécia receberá turistas vacinados e com exames negativos a partir de maio

Getty Images
Imagem: Getty Images

Karolina Tagaris

09/03/2021 14h43

Pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, têm anticorpos ou exames negativos podem viajar à Grécia no próximo verão local, disse o ministro do Turismo, Harry Theocharis, nesta terça-feira.

O turismo é uma grande fonte de renda para a Grécia, que lidera os apelos por um certificado de vacinação vigente em toda a União Europeia para ajudar a retomar as viagens.

O setor responde por cerca de um quinto da economia grega e emprega um de cinco trabalhadores, mas as visitas despencaram no ano passado por causa da pandemia.

A Grécia almeja iniciar sua temporada de verão vital em meados de maio, disse Theocharis ao discursar na feira comercial ITB Berlin no Museu da Acrópole de Atenas, que abriga esculturas da antiguidade grega.

"A Grécia está pronta, com um protocolo completo para o verão de 2021", disse. "Os turistas serão bem-vindos se, antes de viajar, forem vacinados, tiverem anticorpos ou exames negativos. Todos os turistas serão sujeitos a exames aleatórios."

Ele disse que as autoridades priorizarão a vacinação de pessoas do setor de turismo assim que os mais vulneráveis tiverem sido inoculados e que estão exigindo exames frequentes de funcionários.

A Grécia impôs um lockdown em várias partes do país para conter a disseminação da pandemia de coronavírus depois que uma disparada de infecções novas pressionou o sistema de saúde, mas ainda está se saindo melhor do que a maior parte da Europa, já que não chegou a 7 mil mortes desde o início da pandemia.