Topo

Paris fechará mercado histórico de pássaros

Mercado de Pássaros na década de 1930, em Paris - Imagno/Getty Images
Mercado de Pássaros na década de 1930, em Paris Imagem: Imagno/Getty Images

Michaela Cabrera

25/02/2021 15h33

Canários, periquitos e mandarins não piarão mais das pequenas gaiolas à sombra da catedral de Notre Dame agora que Paris votou a favor do fechamento de seu mercado de pássaros do século 19 por considerá-lo inadequado para os tempos atuais.

Aberto aos domingos, o mercado na ilha da Île de la Cité, no Rio Sena, é um ímã de turistas e parisienses com crianças há décadas, mas uma campanha de um grupo de direitos dos animais contrário a ele e planos de reforma do local levaram o conselho municipal a decidir pelo fechamento.

"O mercado se tornou o epicentro do tráfico de pássaros na região de Paris, inclusive de pássaros ameaçados de extinção", disse o vice-prefeito parisiense, Christophe Najdovksi, à Reuters.

Uma segunda razão para fechá-lo é que as condições nas quais os pássaros são apresentados não são mais aceitáveis".

Aberto em 1808, o mercado de pássaros deve fechar quando a cidade finalizar a reforma do saguão do mercado de flores com toldos de ferro fundido históricos no mesmo local em 2023-25.

Até lá, os amantes de pássaros ainda podem comprar um periquito por 10 euros e canários e pássaros canoros por 25 euros.

A capital francesa disse que 13 pessoas têm licença para vender pássaros no mercado, mas só sete a usam, e a maioria também vende outras coisas, como suprimentos para animais de estimação.

"Nos próximos meses, ajudaremos os vendedores de pássaros com uma transição para um novo modelo de negócio", disse Najdowski.

(Reportagem adicional de Clotaire Achi)