Topo

Associação global de empresas aéreas aprova uso de máscaras visando segurança

Mulher com máscara de proteção passa por painéis com lista de voos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) - Rahel Patrasso
Mulher com máscara de proteção passa por painéis com lista de voos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) Imagem: Rahel Patrasso

Sarah Young e Tim Hepher

Da Reuters

05/05/2020 14h44

A entidade que representa empresas aéreas de todo o mundo disse nesta terça-feira que apoia a ideia de os passageiros usarem máscaras a bordo dos aviões, enquanto se intensifica um debate sobre como retomar a atividade e ao mesmo tempo respeitar as regras de distanciamento social na esteira da crise do coronavírus.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) disse aos repórteres que usar máscaras protegeria a saúde dos passageiros, mas foi contra deixar os assentos do meio vazios nas aeronaves, uma medida que apoiou anteriormente.

O conselheiro médico da Iata, David Powell, disse que usar máscaras e coberturas faciais a bordo seria parte de uma série de medidas, que incluiriam verificar os passageiros antes do voo para saber se não têm febre, e ainda de procedimentos adicionais de limpeza que permitiriam que a aviação fosse retomada com segurança.

Na Europa, os voos foram praticamente suspensos durante a pandemia de coronavírus. Embora não exista clareza sobre quando as restrições de viagem serão amenizadas, as empresas aéreas estão estudando como retomar os serviços com segurança e dar aos passageiros a confiança que precisam para voar.

Empresas como a alemã Lufthansa e a húngara de baixo custo Wizz Air já tornaram o uso de máscaras obrigatório para os passageiros em seus aviões.

Em abril, o diretor-geral da Iata, Alexandre de Juniac, disse que o assento do meio vazio estava entre as condições prováveis para uma retomada das viagens aéreas a serem debatidas com governos de todo o globo.

Mas a entidade pareceu voltar atrás em uma coletiva de imprensa online realizada nesta terça-feira, quando disse que deixar o assento do meio desocupado não aumentaria a segurança dos passageiros.

Brian Pearce, economista-chefe da Iata, disse que a maioria das linhas aéreas não teria ganho dinheiro no ano passado se um terço dos assentos tivesse sido retirado dos modelos mais usados pela indústria.