Bicampeão: azeite brasileiro é melhor do Sul global em 'Oscar' do produto

O azeite de oliva extravirgem brasileiro Potenza Intenso, produzido pela Fazenda Serra dos Tapes (Canguçu-RS), conquistou o primeiro lugar na categoria "frutado verde médio" da edição Hemisfério Sul do Prêmio de Qualidade Mario Solinas 2025.

Esta foi apenas a segunda edição da tradicional premiação — criada pelo COI (Conselho Oleícola Global) há 25 anos — que se dedicou a eleger exclusivamente o melhor do Sul Global. E o azeite brasileiro já saiu bicampeão.

Extração do azeite na Fazenda Serra dos Tapes
Extração do azeite na Fazenda Serra dos Tapes Imagem: Divulgação

Segundo o COI, 30 amostras de cinco países disputaram a edição Hemisfério Sul do Mario Solinas 2025: 15 deles eram da Argentina, oito do Uruguai, quatro do Brasil, duas do Peru e uma da África do Sul. Deles, saíram vencedores azeites das produtoras La Agrícola (Mendoza, Argentina) na categoria "frutado verde", da Ernesto Singer (Montevidéu, Uruguai) na categoria "frutado delicado" e Agroliva (Buenos Aires, Argentina) da categoria "frutado maduro".

Ou seja, o Potenza foi o único condecorado. No entanto, outra fazenda brasileira ficou entre os finalistas: a Estância das Oliveiras (RS), pelo seu Blend Exclusivo 2025.

Blend de azeitonas verdes produzidas na Serra dos Tapes dão origem ao Potenza Intenso
Blend de azeitonas verdes produzidas na Serra dos Tapes dão origem ao Potenza Intenso Imagem: Divulgação

Mas não foi apenas o blend intenso do Potenza que caiu no gosto dos jurados do COI recentemente. Outro rótulo da linha, o Potenza Frutado, já havia sido eleito o melhor azeite na então categoria Hemisfério Sul da edição global de 2023 do Mario Solinas.

Qual é a diferença? A categoria Hemisfério Sul fazia parte do Mario Solinas desde a primeira edição do prêmio, um dos mais tradicionais do setor, que todos os anos acontece na cidade espanhola de Jáen, a capital mundial do azeite.

Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS)
Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS) Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

No entanto, com o aumento do reconhecimento dos azeites produzidos na região, o Conselho Oleícola Internacional decidiu criar uma edição exclusiva do prêmio, respeitando o calendário de colheita das olivas daqui —que é diferente daquele do Hemisfério Norte. Estas edições são celebradas em outras cidades do Sul Global.

Como é o azeite bicampeão?

Com acidez máxima de 0,14%, o blend intenso da linha Potenza é preparado com as azeitonas do tipo Koroneiki, Picual e Frantoio, colhidas com cuidado para garantir pureza, e envasado em pequenos lotes para preservar o frescor.

Produção na Fazenda Serra dos Tapes
Produção na Fazenda Serra dos Tapes Imagem: Divulgação

No olfato, o Potenza Intenso apresenta aromas de grama cortada, ervas frescas, rúcula, tomate verde e figueira. Já no paladar, o amargor e a picância equilibrados e persistentes conferem um frescor herbáceo. O Potenza Intenso é ideal para acompanhar carnes grelhadas, pizzas, saladas de rúcula e tomates, massas com molho de tomate e queijos curados. Cláudia Santos, sommelier de azeites, mestra de lagar e proprietária da Fazenda Serra dos Tapes

O azeite deverá ser premiado, oficialmente, na cerimônia do Mario Solinas na cidade argentina de San Juán, no dia 6 de novembro. Curiosos que quiserem experimentar o vencedor podem encontrar as garrafas de 500 ml no e-commerce da Fazenda Serra dos Tapes por R$ 100.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.