'Navio' de luxo da Louis Vuitton é inaugurado na China; conheça o interior

A grife Louis Vuitton inaugurou o navio "The Louis" no sábado, em Xangai, na China. A instalação surpreendente, no entanto, não tem o objetivo de navegar pelos mares: é uma boutique de luxo em formato de embarcação no movimentado distrito comercial na porção oeste da rua Nanjing.

O que aconteceu

Homenagem às origens da marca. Com pouco mais de 30 metros de altura, a estrutura é uma homenagem às origens da marca, que começou fabricando apenas malas de viagem no século 19.

Três andares e mais de 1.000 m². A superfície da fachada do navio "The Louis" traz os monogramas das malas e bolsas Louis Vuitton, enquanto seu interior tem três andares e quase 1.650 metros quadrados de espaços dedicados a uma loja, uma exposição e um Le Café Louis Vuitton com acesso ao seu "deque".

Le Café Louis Vuitton
Le Café Louis Vuitton Imagem: Divulgação/LVMH

Estrela Michelin. O menu da casa, que se propõe oferecer uma curadoria de "sabores de Xangai com influências culinárias ocidentais", é assinado pelo chef com estrela Michelin Leonardo Zambrino e pelo chef confeiteiro Zoe Zhou.

Parte do espaço de exposição
Parte do espaço de exposição Imagem: Divulgação/LVMH

Exposição conta história da marca. Já a mostra Visionary Journeys (que foi exposta anteriormente em Osaka e Bangcoc) conta a história da marca, com dois andares de áreas interativas com demonstrações "ao vivo" de artesãos sobre o processo de criação de peças e área de workshop e testes.

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Malas, livros e perfumes da grife. Também entre seus principais espaços está o "Trunkscape", uma área imersiva dedicada às malas da grife. Há ainda um salão dedicado aos perfumes, em que é possível ver cosméticos vintage da marca; um salão de livros com trabalhos assinados por Gaston-Louis Vuitton e uma área esportiva com criações feitas especialmente para eventos como a Fórmula 1 e as Olimpíadas.

Instalação imersiva "The Trunkscape"
Instalação imersiva "The Trunkscape" Imagem: Divulgação/LVMH

Loja de souvenires ao final da exposição. Todas as instalações da exposição foram desenvolvidas pelo arquiteto japonês Shohei Shigematsu, sócio do escritório OMA em Nova York, que já assinou projetos anteriores da maison. Ao deixá-la, o visitante tem acesso a uma loja de souvenires em que são comercializadas peças em couro, acessórios, sapatos e itens de viagem.

Salão de Esportes
Salão de Esportes Imagem: Divulgação/LVMH

Marco arquitetônico. Segundo a Louis Vuitton, a intenção era criar um novo marco arquitetônico para o principal centro comercial de Xangai que também refletisse o "espírito marítimo" da cidade, além do passado da grife no universo das viagens, segundo o presidente da LVMH na China, Wu Yue.

Loja de souvenirs
Loja de souvenirs Imagem: Divulgação/LVMH
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A relação com navios. Em dezembro de 2023, a LVMH vendeu uma participação majoritária em sua empresa que vende cruzeiros de luxo a um grupo de quatro investidores liderados pelo magnata imobiliário Jim Gissy, da Flórida, segundo a revista americana Forbes. Juntos, eles formaram uma nova sociedade: a Global Travel Retail Holdings. Os negócios são formados pela agência de cruzeiros Starboard Cruise Services e pela Onboard Media, um negócio de "soluções multimídia" para negócios de viagens e para a indústria de hospitalidade.

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