Brasil tem 18 restaurantes em lista famosa de melhores cartas de vinhos

Se você está atrás do próximo jantar com vinhos excelentes, a Wine Spectator - uma das publicações sobre a bebida mais respeitadas do mundo -, acaba de lançar sua lista anual dos restaurantes com cartas de destaque pelo mundo.

No Brasil, temos 18 representantes. Entre os estabelecimentos com cartas extensas, variadas e excelentes, representadas por duas taças, estão o Giuseppe Grill Leblon (Rio de Janeiro), IVV Swinebar (Brasília), Primrose (Gramado) e TUJU (São Paulo).

Já os considerados de alta qualidade, representador por uma taça, são:
1929 Trattoria Moderna (Goiânia), Barbacoa Churrascaria São Paulo (São Paulo), Fogo de Chão (oito unidades espalhadas por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro), Le Jardin - Rosewood São Paulo (São Paulo), Maremonti (São Paulo), NB Steak (São Paulo) e Íz Restaurante (Goiânia).

A lista completa pode ser vista no site da Wine Spectator.

O prêmio

O Wine Spectator's Restaurant Award reconhece restaurantes com cartas de vinhos bem elaboradas e é dividido em três níveis.

O primeiro, Award of Excellence, exige no mínimo 90 rótulos, com foco em uma boa combinação com o cardápio e profundidade em pelo menos uma região ou variedade vinícola.

O segundo nível, Best of Award of Excellence, requer pelo menos 350 rótulos, com uma seleção ampla e profunda de vinhos de várias regiões, além de uma apresentação mais sofisticada e equipe treinada.

O nível mais alto, Grand Award, é concedido a restaurantes com pelo menos 1.000 rótulos, incluindo vinhos raros e safras antigas, cobrindo as principais regiões vinícolas do mundo, com serviço de excelência e profissionais altamente qualificados.

Continua após a publicidade

Em todos os níveis, são considerados critérios como clareza e organização da carta, política de preços justa, harmonia entre vinho e comida, além de armazenamento adequado.

O Wine Spectator's Restaurant Award é julgado por uma equipe editorial da revista, formada por especialistas em vinho, críticos e jornalistas experientes. Os restaurantes interessados se inscrevem voluntariamente e enviam materiais como a carta de vinhos, o cardápio, fotos do local e informações sobre o serviço e a equipe, incluindo a presença de sommeliers.

A equipe avalia esses dados com base em critérios como quantidade, qualidade e profundidade da carta, harmonia com a comida, armazenamento e apresentação. As decisões são tomadas exclusivamente com base na documentação enviada, sem a exigência de visitas presenciais, embora elas possam ocorrer eventualmente.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.