Como fazer uma mesa junina instagramável e sem pesar no bolso

A decoração junina não se limita a portas, paredes e tetos. A mesa de comes e bebes também merece atenção, sobretudo se for considerada a lógica das redes sociais: cada cantinho bem produzido e instagramável torna o cardápio mais atrativo e rende muitos closes compartilháveis.

A seguir, apresentamos duas propostas de mesa posta com tema junino: uma versão mais colorida, cheia de elementos decorativos, e outra mais rústica e minimalista. Em comum, ambas valorizam a estética junina da festa e ajudam a criar um ambiente característico e acolhedor.

Quanto mais colorido, melhor!

Elementos tradicionais, como bonecos de palha no formato de espantalho, bandeirinhas, balões e girassóis são apostas certeiras em qualquer ambientação, segundo Kevin Pinheiro, creative designer da rede Estrela do Lar. "São soluções práticas, que ajudam a reforçar o clima típico da ocasião", comenta.

De acordo com ele, é possível transformar a mesa em um dos destaques da decoração recorrendo a utensílios acessíveis e um pouco de imaginação. "Com criatividade e truques simples, até os itens mais comuns da casa podem se transformar em peças decorativas cheias de estilo. O segredo está nos detalhes e na forma como os elementos são combinados", diz.

Por exemplo, quem não tem uma boleira para destacar os quitutes pode improvisar com um prato raso e um bowl - ou mesmo um copo. "Basta virar o bowl de cabeça para baixo e apoiar o prato por cima. Fica lindo e funciona muito bem para valorizar a comida", ensina Pinheiro.

Já o sousplat pode ser usado de formas diferentes da costumeira, que é ser suporte de pratos. "Pode ser adotado como base para panelinhas ou travessas com petiscos", sugere o criativo. Isso agrega formas e cores novas à mesa.

Continua após a publicidade

A iluminação, mesmo que fake, faz diferença. "Lanternas, lampiões e fogueiras cenográficas ajudam a aquecer visualmente o ambiente e deixam a mesa mais acolhedora para os registros nas redes sociais", pontua.

Junino chique!

Imagem
Imagem: Divulgação

Laura Florêncio, especialista em conteúdo e mesa posta do Grupo Rojemac, sugere investir nas estéticas juninas que fazem sucesso nas redes antes de pensar na composição de uma mesa.

"O 'junino chic', o 'vintage rural' (ou 'country minimalista') estão em alta", comenta a profissional. Ela indica misturar o tradicional com o moderno para surpreender, como uma paleta candy color com estampas de xadrez ou elementos dourados com texturas rústicas. "Isso aumenta as chances de compartilhamento nas redes", observa.

Outra dica eficiente é fugir do comum e trazer para a mesa elementos que remetem a um arraial de forma criativa. Algo como adotar minichapéus de palha como porta-guardanapos; substituir os pratos do dia a dia por versões rústicas, de barro ou esmaltados; e usar bandeirinhas como trilho de mesa.

Continua após a publicidade

Para garantir, no mínimo, stories de cada convidado, basta personalizar o nome de cada um deles em taças ou marcadores de lugar. "Imagine todos chegando e encontrando seu nome escrito no copo ou em um marcador diferenciado? Além de especial, é o tipo de detalhe que transforma a experiência e cria aquele momento digno de compartilhamento", finaliza.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.