Palha, juta e milho são apostas certeiras na decoração junina em casa

Ler resumo da notícia
É possível, sim, enfeitar a casa para uma festa junina cheia de afeto, apostando no estilo "faça você mesmo" e - o melhor de tudo - gastando pouco. A atmosfera acolhedora que toma conta das ruas e dos "arraiás" pode ser adotada dentro da moradia, pedindo apenas um pouco de criatividade e elementos mais rústicos, como palha e juta. É possível incrementar o décor com elementos variados, inclusive espigas de milho.
Para a arquiteta e designer de interiores Rose Chaves, o clima de festas juninas que envolve os meses de junho e julho despertam o desejo de reproduzir a ambientação charmosa e cheia de identidade dentro de casa, "seja para uma reunião entre amigos, um jantar em família ou apenas para celebrar a época com estilo e memória afetiva".
Diferentemente do que muitos pensam, ela afirma que não é preciso investir muito para criar o cenário aconchegante. "A decoração dessa época tem muito de quem a gente é. Muitos materiais que podem ser usados fazem parte da cultura brasileira e, com pequenas adaptações, podem virar centros de mesa, detalhes na varanda ou até compor uma mesa posta elegante e cheia de personalidade", explica.
Ela ressalta que, mais do que estética, os elementos trazem calor, memória e conexão com o que é simples e verdadeiro. "É sobre criar ambientes que abracem, que contem histórias, que lembrem nossa infância e raízes", cita.
Juta traz rusticidade
A profissional cita que a juta, fibra têxtil vegetal, por exemplo, pode ser usada em diferentes contextos e produções. "É uma boa opção como caminho de mesa, fundo para quadros ou embalagens para lembrancinhas, combinada a fitas e galhos secos", sugere Rose Chaves.
A juta pode ser usada como fundo para quadros e estandartes juninos. Pela cor neutra, combina com aviamentos bem coloridos.
Outra aplicação indicada para a juta é a confecção de bandeirinhas, que podem ser adornadas com tecidos de cores mais vivas ou mesmo branco.
Que tal criar sousplats à base de juta e decorar com bandeirinhas coloridas de tecido e fita de cetim? O resultado à mesa é, ao mesmo tempo, rústico e delicado.
Palha é tradição
A palha é um dos elementos mais usados na decoração junina DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), graças à versatilidade e por remeter ao universo junino. "Pode aparecer em sousplats, cestos, molduras ou chapéus reaproveitados como base para arranjos florais", sugere Rose Chaves. Vale usá-las até para servir algumas comidinhas.
Optar por itens feitos de palha, como peneiras, é uma alternativa para decorar paredes e portas, inclusive arrematados com recortes de tecido - no caso, chita.
Chapéus de palha podem ser adotados para servir guloseimas ou finger food, que podem ser pegos com a mão. Neste caso, é melhor optar por tamanhos infantis, caso o volume de comida não seja grande.
Os chapéus de palha ainda podem ser transformados em suporte para vasinhos e servir de decoração para as mesas dos convidados.
Elemento natural
O milho, que é base para a maioria das comidas típicas das festas juninas, também pode entrar para decoração. "As espigas, secas ou frescas, compõem arranjos com flores do campo, velas ou potes de vidro", indica Rose Chaves.
Espigas de milho secas podem envolver flores secas e render bonitos arranjos. Adotar trigo na composição traz mais graça à proposta.
Que tal um vaso composto por milho seco, ainda com sua palha, e trigo? Fica ainda mais interessante se a base for rústica.
O milho não precisa ser adotado apenas em espigas. Grãos soltos são uma boa alternativa para acomodar velas dentro de potes de vidro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.