Reportagem do UOL ganha prêmio internacional de jornalismo de viagem

O editor-chefe de Nossa Eduardo Burckhardt foi um dos ganhadores do Travel Writer Awards, uma das mais importantes premiações de jornalismo de viagem nos Estados Unidos.

O resultado foi revelado nesta quarta-feira (18), em cerimônia realizada em Chicago, nos Estados Unidos.

Ele venceu na categoria Best IPW Host City, destinada a artigos com foco em Los Angeles, com a reportagem especial "Ninguém anda em LA?", publicada em Nossa.

Contrariando a máxima de que Los Angeles é uma metrópole 'de carros', o artigo propõe um roteiro a pé e de metrô pela cidade.

Era uma missão, de fato. Na 'capital americana da cultura do carro', o trânsito molda a vida diária dos moradores — e, de quebra, dos turistas. Para se ter uma ideia, um motorista de Los Angeles gasta cerca de 89 horas por ano em congestionamentos. Não à toa, a cena de abertura de 'La La Land' mostra esse 'ícone' angelino. escreve Eduardo Burckhardt na reportagem

Viadutos em Los Angeles: a cidade é conhecida como a 'capital nacional dos carros', nos Estados Unidos
Viadutos em Los Angeles: a cidade é conhecida como a 'capital nacional dos carros', nos Estados Unidos Imagem: Getty Images

Como nasceu o artigo

"Eu não sei dirigir, e simplesmente todo mundo me dizia que era impossível conhecer LA sem alugar um carro ou pegar Uber. Foi daí que surgiu a ideia para a reportagem especial", conta.

Realmente em alguns bairros o acesso pelo transporte público é bem mais complicado, — e será um dos grandes desafios da cidade para as Olimpíadas de 2028 —, mas montei um roteiro fácil, possível e que leva desde a icônica Calçada da Fama até a praia de Santa Monica ou o parque da Universal, por exemplo.

Continua após a publicidade
O roteiro sugerido na reportagem termina na praia de Santa Monica, facilmente acessada por trem desde o centro de Los Angeles
O roteiro sugerido na reportagem termina na praia de Santa Monica, facilmente acessada por trem desde o centro de Los Angeles Imagem: Getty Images

O prêmio Travel Writer Awards recebe inscrições de jornalistas de viagem de todo o mundo e faz parte da IPW, a maior feira de turismo dos Estados Unidos, que acontece anualmente e este ano recebeu mais de 600 jornalistas, de 70 países.

Leia a reportagem completa "Ninguém anda em LA?" clicando aqui.

Mais Brasil

O país também emplacou um finalista na categoria que premiou a melhor reportagem sobre destinos dos EUA no geral. O jornalista Eduardo Maia concorreu com o artigo "Washington DC: um roteiro pela monumental capital dos EUA às vésperas das eleições", publicado no jornal O Globo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.