Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

10 raças de cães que amam nadar e se adaptam bem na água

O Labrador é um exímio nadador entre os caninos Imagem: Canva

De Nossa, em São Paulo

18/06/2025 19h04

Alguns cães não pensam duas vezes antes de mergulhar em uma piscina, correr até o mar ou se jogar em um lago durante uma trilha. A afinidade com a água vai além da diversão: em muitas raças, esse amor tem raízes profundas em sua história e nas funções que desempenhavam ao lado de humanos.

Diversas raças foram desenvolvidas especificamente para trabalhar em ambientes aquáticos: pescando, recuperando aves abatidas, transportando objetos e até mesmo salvando pessoas no mar. Com isso, passaram a carregar adaptações físicas — como pés com membranas interdigitais e pelagem que repele água — que tornam a natação instintiva.

Relacionadas

Esses cães também costumam ter alto nível de energia, inteligência e disposição para aprender, o que faz delas candidatas ideais para esportes aquáticos, trilhas com travessias de rio e até sessões de hidroterapia.

Nem todos os cães, no entanto, têm aptidão ou prazer ao entrar na água. Raças braquicefálicas (como buldogues e pugs), de porte muito pequeno ou com baixa energia podem se sentir desconfortáveis ou até inseguros. Nesses casos, respeite o limite do animal e ofereça outras formas de diversão.

A seguir, conheça algumas das raças que mais gostam de exercícios na água.

1. Labrador Retriever

Cão labrador Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com fama mundial, o Labrador foi criado para ajudar pescadores em Newfoundland. Possui patas palmadas, cauda "leme" e pelagem dupla resistente à água — características que o tornam exímio nadador, equipado para longos mergulhos e resgates.

2. Newfoundland (Newfie)

Newfoundland dog Imagem: Canva

Esses "gigantes gentis" foram criados para resgates marítimos no Canadá. Com pelagem dupla isolante e habilidade de nadar por quilômetros, são até usados para salvar pessoas no mar.

3. Portuguese Water Dog

Portuguese Water Dog Imagem: Canva

Os famosos "Porties" ajudavam pescadores portugueses: puxavam redes, buscavam objetos e faziam entregas no mar. Com pelagem densa, patas palmadas e físico ágil, já fizeram parte até da família Obama.

4. Golden Retriever

Golden retriever Imagem: Canva

Inteligente, amigável e com dupla camada de pelos repelentes de água, adora nadar e buscar brinquedos aquáticos.

5. Chesapeake Bay Retriever ("Chessie")

Chesapeake Bay Retriever Imagem: Canva

Criado nas águas geladas da Baía de Chesapeake, nos EUA, seu pelo oleoso e denso o protege das temperaturas baixas. É musculoso e tem grande resistência para nadar em condições difíceis.

6. Irish Water Spaniel

Irish Water Spaniel Imagem: Canva

Esse spaniel rústico tem pelos encaracolados que repelem água e usa um "rabo de rato" como leme. É energético, inteligente e adora nadar e recuperar objetos no lago.

7. Barbet

Barbet Imagem: Canva

Raça francesa menos comum, porém excelente nadadora. Foi criada para buscar aves aquáticas em pântanos. Tem pelos lanosos e patas palmadas, além de ser amigável e comunicativa.

8. Otterhound

Otterhound Imagem: Canva

Originalmente usado para caçar lontras, é poderoso nadador com pelo resistente à chuva e patas adaptadas. Precisa de exercícios e acesso fácil à água, pois ama nadar.

9. Nova Scotia Duck Tolling Retriever

Nova Scotia Duck Tolling Retriever Imagem: Canva

O menor entre os retrievers, mas cheio de energia, foi criado no Canadá para atrair e buscar patos. Tem pelagem dupla que o ajuda a nadar por longos períodos.

10. Standard Poodle

Standard Poodle Imagem: Canva

Contrariando estereótipos, os poodles eram cães de água na Europa medieval. Inteligentes, pelagem encaracolada e cauda que funciona como leme tornavam-nos excelentes em frio e água.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 raças de cães que amam nadar e se adaptam bem na água - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coluna do Veterinário


Bichos