O que os gatos podem comer além da ração? Veja 6 alimentos liberados

A alimentação equilibrada é um dos pilares da saúde dos gatos. Embora a ração seja a principal fonte de nutrientes, há alimentos naturais que podem ser incluídos ocasionalmente, desde que sejam seguros, não contenham temperos e estejam alinhados com as necessidades fisiológicas dos felinos.

Por mais que seja tentador dividir um pedaço do que está no prato com o pet, nem tudo que faz bem aos humanos é adequado para os gatos. De acordo com especialistas, muitos alimentos comuns da nossa dieta podem ser tóxicos ou provocar desequilíbrios nutricionais, especialmente quando administrados de forma recorrente ou sem orientação profissional.

Vale lembrar que gatos são carnívoros e têm exigências nutricionais muito particulares, inclusive distintas das dos cães — que já são adaptados para uma dieta considerada onívora. Por isso, o ideal é manter uma dieta formulada para felinos, com supervisão veterinária caso deseje introduzir algum ingrediente fresco.

Além da ração seca ou úmida, confira alguns alimentos que podem ser oferecidos com moderação:

1. Ovos cozidos

Ricos em proteína e aminoácidos essenciais, os ovos cozidos (sem sal ou óleo) podem ser uma boa opção como petisco ocasional. Nunca ofereça ovos crus.

2. Frango ou carne bovina cozida

Fontes de proteína magra, o frango, o peru e cortes bovinos podem ser oferecidos cozidos e sem tempero. Retire pele, gordura e ossos antes de servir.

3. Abóbora

A abóbora cozida, em pequenas quantidades, pode ajudar na saúde digestiva dos gatos, principalmente em casos de prisão de ventre leve.

Continua após a publicidade

4. Cenoura

Cozida e sem tempero, a cenoura é segura e pode ser oferecida como um petisco crocante. Além disso, contém antioxidantes e vitamina A.

5. Brócolis

Alguns gatos aceitam bem o brócolis cozido. Rico em fibras e vitaminas, pode ser um complemento interessante — mas sempre em pequenas quantidades.

6. Maçã (sem casca e sementes)

A maçã é uma fruta segura, desde que oferecida em pedaços pequenos, sem casca e sem sementes, que contêm traços de cianeto.

Continua após a publicidade

Atenção aos riscos

Alimentos como alho, cebola, chocolate, uvas, leite e derivados devem ser evitados completamente, pois são tóxicos para os gatos. Além disso, qualquer alteração na dieta deve ser feita com orientação de um profissional. Oferecer alimentos humanos sem o devido cuidado é uma das causas mais comuns de intoxicação em pets.

Fonte: Viktória Imparato, veterinária especializada em saúde integrativa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.