As maiores festas juninas fora do Nordeste para curtir em junho e julho

Não é novidade que as maiores festas juninas acontecem no Nordeste brasileiro. Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia se destacam entre as comemorações agigantadas e justificam a popularidade que ultrapassa fronteiras. Longe dali, porém, há eventos que já colecionam números impressionantes e ganham fama país adentro.

São Paulo, por exemplo, tem uma grande festa na capital e outra no interior que são bem concorridas. Ainda no Sudeste, Minas Gerais tem seu arraial famoso, assim como Pará, no Norte. No Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), o evento junino mistura tradições católicas e afro religiosas.

Com ajuda de Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo, contamos um pouco sobre as festas que vêm se destacando no calendário nacional.

Votorantim (SP)

Imagem
Imagem: Victor de Almeida

Na região metropolitana de Sorocaba e a pouco mais de 100 km da capital, Votorantim ostenta o título de maior festa junina do estado. Beneficente, está em sua 108ª edição e espera um público superior a 500 mil pessoas em quase um mês de evento - neste ano, começou em 28 de maio e vai até 22 de junho.

A Praça de Eventos Lecy de Campos e seus mais de 15 mil metros quadrados tem arenas para shows (com capacidade superior a 20 mil pessoas), praças de alimentação e parque de diversões. A programação artística, com ingressos a preços populares, inclui nomes como Gusttavo Lima, Alexandre Pires, Belo e Zeca Pagodinho. Roberto Carlos é esperado para o penúltimo dia do evento.

Belo Horizonte (MG)

Imagem
Imagem: Cesar Tropia
Continua após a publicidade

Na capital mineira, o 'Arraial de Belô' chega à 46ª edição e será realizado no mês de julho - dias 11, 12, 13, 19 e 20. O estádio Mineirinho é palco para a festança, que promete ser uma experiência junina completa, com shows de artistas locais e nacionais, barracas de comes e bebes.

No ano passado, em torno de 80 mil pessoas passaram pelo Mineirinho. Neste ano, novamente, o ponto alto do evento é o Concurso Municipal de Quadrilhas: serão 16 no Grupo Especial e 14 do Grupo de Acesso. As vencedoras levam troféus e premiação em dinheiro.

São Paulo (SP)

Imagem
Imagem: Divulgação

Desde o dia 31 de maio (e até 27 de julho), o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) na capital paulista vem realizando o tradicional 'São João de Nóis Tudim'. Em sua 9ª edição, o evento com cenografia que resgata as raízes da comunidade migrante mantém uma extensa programação cultural, em que se apresentam mais de 100 artistas nacionais e acontecem apresentações de quadrilhas com figurinos coloridos e coreografias vibrantes.

Na área de 27 mil metros quadrados, tem parque de diversões, vila junina, área kids, capela (onde acontecem as missas dedicadas aos santos juninos), mais de 20 barracas de comidas típicas e 11 restaurantes. Neste ano, está sendo esperado um público de 360 mil pessoas. A entrada é gratuita, mas é preciso resgatar ingressos online previamente.

Continua após a publicidade

Corumbá (MS)

Imagem
Imagem: Divulgação

O Mato Grosso do Sul também tem uma grande festa junina para se orgulhar. Corumbá, porta de entrada para o Pantanal, promove o 'Arraial do Banho de São João', no Porto Geral de Corumbá. Em 2025, acontece entre 21 e 23 de junho.

Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil, trata-se de um evento que envolve religiosidade, cultura e história, com muita devoção, música e dança. Além do aguardado Concurso de Andores (ganham os andores mais elaborados com imagens do santo), o ponto alto da festa é a cerimônia às margens do rio Paraguai, depois de os festeiros descerem a ladeira Cunha e Cruz para dar banho nas esculturas de São João Batista. A festividade atrai católicos e, também, seguidores de religiões de origem africana, num exemplo do sincretismo religioso brasileiro.

Belém (PA)

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

Conhecido como o 'maior São João da Amazônia', o Parárraiá, na capital Belém, chegou à segunda edição neste ano - o evento coincidiu com os dias 12 a 15 de junho. Em 2024, mais de 400 mil pessoas visitaram o estádio Novo Mangueirão.

A edição 2025 do arraial paraense contou com nomes como Chitãozinho & Xororó, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Nathanzinho e Joelma. Também não faltaram quadrilhas multicoloridas, parque de diversão e praça de alimentação com pratos preparados com o melhor da cozinha amazônica.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.