Decoração junina: como fazer bandeirinhas diferentes para enfeitar a casa

Ler resumo da notícia
Alguns itens são obrigatórios na decoração junina e, sem dúvidas, as bandeirinhas figuram no topo da lista. Seja para enfeitar o teto aqui e ali ou em grande volume, para ocupar paredes ou ainda envolver portas e janelas, um ambiente sem bandeirolas não tem o mesmo clima tão característico de um bom festerê.
Apesar de existirem versões prontas, há quem prefira colocar a mão na massa e criar seus próprios enfeites - para economizar, reutilizar materiais ou dar um toque bem particular à decoração.
"O processo é simples e o resultado pode surpreender. Usar diferentes gramaturas de papel, estampas e até tecidos dá um efeito único às bandeirinhas", pontua Kevin Pinheiro, creative designer da rede Estrela do Lar.
Para quem quiser experimentar, a dica é começar selecionando o material a ser utilizado. "Papéis coloridos, papel kraft, tecidos de algodão, retalhos e jornais antigos são ótimas opções", diz o criativo.

Uma folha sulfite, em formato de bandeira clássica (normalmente 13cm x 17cm ou 17cm x 23cm), serve como molde e referência para recortar as flâmulas. Na hora de fixá-las em um cordão, Kevin Pinheiro sugere misturar padrões e texturas.
"Isso rende um charme especial. Dá para intercalar uma bandeirinha colorida com outra de papel de bolinha, criando um ritmo visual interessante", exemplifica.
Para montar o varal de sustentação, o mais indicado é optar por barbante, sisal ou fita de cetim. Cada bandeira pode ser fixada com cola ou grampeador. Com a sequência pronta, vale explorar a criatividade e adotar as bandeirolas não apenas em janelas, portas e paredes, mas em mesas e até como moldura de fotos.
"Mais do que decorar, as bandeirinhas feitas à mão ajudam a envolver toda a família na preparação da festa, criando memórias e deixando o ambiente ainda mais acolhedor", completa o designer.
Veja ideias
Se as bandeirolas coloridas já não são novidade e você quer algo diferente neste ano, confira algumas ideias para fazer bonito na decoração.
1) Rusticidade
Adote o rústico na confecção das flâmulas, fazendo a base em estopa e enfeite com flores recortadas de chita. Arremate com fita de cetim ou tecido de cor contrastante substituindo ou decorando o varal.
2) Elementos extras
Combine os varais de bandeirolas com cordões de luzes pequenas (ou mesmo de diferentes tamanhos) para um efeito ainda mais lúdico. Vale para teto, parede e onde mais você quiser decorar.
3) Detalhes
Nem é preciso produzir centenas de bandeiras para um resultado visual satisfatório. Muitas vezes, caprichar no acabamento de uma ou outra já é suficiente, como na finalização da bandeirola de tecido com sianinha e fita de cetim.
4) Reaproveitamento
Páginas de jornal ou mesmo de livros antigos podem ser transformadas em bandeirinhas. Para fugir do recatado preto e branco, a sugestão é fazer colagens com recortes coloridos em formatos variados e até usar glitter para dar mais brilho à peça.
5) Toque infantil
Convoque a criançada para ajudar na produção das bandeirinhas. Recorde modelos em papel sulfite e deixe que os pequenos desenhem o que quiserem, colorindo as composições com lápis ou tinta guache.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.