A uva mencía está na moda? E que papo é esse de moda em vinhos?
Do UOL, em São Paulo
13/06/2025 05h30
O videocast Vamos de Vinho desta semana fala sobre a região de Bierzo, no noroeste da Espanha, e sua uva mais conhecida, a tinta mencía, que entrou no radar dos enófilos globais há cerca de 15 anos.
E é por causa dessa chegada aos holofotes que Vinícius Mesquita abre o programa com uma provocação para Rodrigo Barradas: "Eu quero saber de você por que a mencía não é a uva da moda. Ou será a uva da moda?".
Barradas discorda. "A mencía já foi a uva do momento. Uns 15 anos atrás, o mundo descobriu Bierzo e a mencía. Ela entrou no radar do mundo do vinho internacional e conquistou rapidamente os corações e mentes da galera".
Relacionadas
Hoje em dia, na avaliação do jornalista, a mencía já conquistou um lugar estável nas preferências de quem se interessa por vinhos do mundo.
A popularidade da casta se beneficiou de uma certa mudança no paladar internacional, que vinha migrando dos vinhos muito maduros, extraídos e com presença de muita madeira para vinhos mais frescos e menos opulentos, como os de Bierzo.
Os jornalistas aproveitam o mote para opinar sobre a moda no mundo dos vinhos. "Tem essa coisa pendular", diz Barradas. Em um momento, está todo mundo tomando aqueles vinhos do Robert Parker, quase sólidos, uma geleia dentro do copo; aí o pêndulo vai (pro outro lado). Eu tenho sentido saudade de vinhos que não têm vergonha de ser estruturados, potentes. E tem espaço para os vinhos refrescantes. O bonito do vinho é isso. Eu queria que o relógio quebrasse e o pêndulo ficasse parado no meio".
Mesquita concorda: "Não vamos interromper o vinho que você poderia fazer com alto potencial para fazer o grito da moda".
O Vamos de Vinho vai ao ar nas sextas-feiras. Para assistir ao trecho em que se discute a moda da mencía, vá ao vídeo no topo da página. O programa na íntegra está aqui embaixo.