Topo

Saudades do Playcenter? Saiba aonde foram parar os brinquedos do parque

Vista do Playcenter, nos anos 90 Imagem: Playcenter/Divulgação

Colaboração para Nossa

12/06/2025 05h30

O Playcenter, antigo parque de diversões localizado na Barra Funda em São Paulo, foi fechado há alguns anos e deu lugar a prédios comerciais e residenciais. Mas diversas atrações que fizeram a alegria de tantas pessoas durante anos continuam a operar em novos locais, mantendo a tradição dos parques de diversões.

Mas o que aconteceu com as atrações do parque?

Duas delas encontrarão um novo lar no Animália Park, um parque temático localizado em Cotia (SP), em breve. A montanha-russa Splash e o barco Viking devem levar a emoção e nostalgia do Playcenter para um novo público a partir de julho, confirmou a sua assessoria à Nossa.

Foto aérea do parque de diversões Playcenter feita em março de 1973 Imagem: LUCRÉCIO JR./AGÊNCIA ESTADO

Já a montanha-russa alemã de duplo looping Colossus — que chegou ao parque inicialmente com um looping só entre julho de 1981 e novembro de 1982, quando foi chamada de Looping Star — teve um destino internacional após fazer fama no Playcenter a partir de junho de 1983. Sua estrutura fabricada pela Schwarzkopf foi inicialmente vendida para o Dorney Park, no estado americano da Pensilvânia.

Em 2008, ela voltou para sua terra natal, depois de ser vendida para um parque itinerante na Alemanha. Segundo o próprio Playcenter, hoje ela faz parte do circuito europeu de feiras itinerantes, onde é conhecida como Teststrecke, em alusão a sua temática de corrida de carros.

Montanha-russa do Playcenter Imagem: Divulgação

A Super Jet, por sua vez, deixou o Playcenter em 1996, quando foi vendida para o Millenium Parque. Em 2012, ela foi repassada ao Parque Mutirama, em Goiás. O parque está fechado desde o início de abril, por "inconsistências e irregularidades no contrato firmado pela gestão anterior com a empresa responsável pela manutenção preventiva dos brinquedos", sem previsão de reabertura até o momento.

Nossa procurou a prefeitura para averiguar quando o funcionamento seria retomado — e se a Super Jet estará entre as atrações do Mutirama na reabertura, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue em aberto.

Já a roda-gigante Gigantona, atração de 44 metros de altura construída pela empresa Nauta Bussink na Europa e que fez sucesso no Playcenter de 1993 a 1997, quando chegou a receber Michael Jackson, hoje tem seu novo lar no Hopi Hari, em Vinhedo (SP). Desde 1999, ela é cartão postal da área de Kaminda Mundi —daí seu novo nome, Giranda Mundi.

E a agora Giranda Mundi, no Hopi Hari Imagem: Divulgação/Hopi Hari
Gigantona, no Playcenter Imagem: Divulgação/Hopi Hari

Em 2012, o Diário do Grande ABC noticiou que duas atrações do parque paulistano foram para a Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo: o Frog Hopper, uma espécie de elevador, e um caminhão de bombeiro que simula roda gigante, o Fire Chief. Ambos seguem em operação no seu novo endereço.

O Playcenter foi inaugurado em 27 de julho de 1973, e é o primeiro grande parque de São Paulo, fundado com base nos parques das grandes cidades dos Estados Unidos da América e da Europa. Situado em uma área de 85 mil m², o parque chegou a receber cerca de 1,6 milhão de pessoas anualmente.

*Com informações de matéria publicada em 02/05/2023.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saudades do Playcenter? Saiba aonde foram parar os brinquedos do parque - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade