Elas organizam a viagem: 7 a cada 10 passeios são reservados por mulheres

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Viajar é o maior desejo das mulheres, segundo a pesquisa do Instituto Think Olga, publicada pela Folha de S.Paulo, que ouviu brasileiras de diferentes idades e classes sociais. Para uma parte delas, o sonho tem se transformado em realidade: elas representam sete em cada dez reservas feitas na Civitatis, plataforma global de passeios e experiências turísticas.
Elas normalmente assumem o planejamento das viagens — e, no geral, são melhores planejadoras diz Alberto Gutierrez, fundador e CEO da empresa espanhola que oferece passeios em mais de 160 países, em entrevista exclusiva a Nossa.

Os dados da Civitatis ajudam a entender o comportamento das viajantes e dos brasileiros em geral. Em 2024, os cinco destinos mais reservados foram Rio de Janeiro, Salvador, Paraty, São Paulo e Florianópolis. Entre as cidades de fora do país, Roma, Paris, Buenos Aires, Nova York e Madri estão no topo da lista.
São clássicos que seguem em alta. Mais do que uma mudança de destinos, o que mudou e cresceu foi a busca por autonomia no planejamento Alberto Gutierrez
Viagens cada vez menos genéricas
Embora exista uma parcela de viajantes que prefira excursões fechadas, plataformas que reúnem atividades de diversas agências (8 mil, no caso da Civitatis) permitem a criação de um roteiro mais personalizado, sem abrir mão de recursos confortáveis, como a possibilidade de realizar passeios internacionais com guias que falam em português.
Além de visitar pontos turísticos consagrados, os brasileiros demonstram interesse crescente por experiências consideradas autênticas — especialmente as gastronômicas.

Mendoza e Santiago são dois exemplos. Famosas pela produção de vinho, as regiões estão entre as 15 mais reservadas na plataforma. Em ambos os casos, as atividades relacionadas a vinícolas cresceram mais de 60% de 2023 para 2024.

Para o fundador da Civitatis, no entanto, a busca por autenticidade é subjetiva e rende discussão:
Todo mundo diz que quer uma viagem autêntica, mas as pessoas continuam indo à Torre Eiffel ou ao Coliseu. E tudo bem. O autêntico também pode estar nesses lugares — o Coliseu é a raiz do Império Romano, mesmo que esteja cheio de gente
Do blog à meta de crescer 70%
Com um aumento de 30% no número de reservas feitas por brasileiros entre 2023 e 2024, a Civitatis quer crescer 70% até o fim de 2025. Ao contrário do que se imagina, porém, a empresa foi fundada sem grandes ambições.
Em 2008, Gutierrez queria apenas juntar 200 euros por mês para bancar viagens de baixo custo pela Europa. Começou escrevendo blogs de roteiros turísticos e monetizando comissões por reservas feitas por meio das páginas.

Com o tempo, os guias deram lugar a uma plataforma, que hoje reúne 90 mil atividades em mais de 4 mil destinos e oferece suporte ao viajante em vários idiomas, 24 horas por dia.
"No começo, eu fazia tudo sozinho: programava o site, escrevia os textos, respondia clientes. Hoje, a estrutura é outra, mas o espírito de facilitar a vida de quem viaja continua o mesmo", resume.
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