Por que os cães giram antes de se deitar? Explicação tem raízes profundas

Quem convive com cães já está acostumado com alguns rituais curiosos. Um dos mais frequentes é aquele momento em que o cachorro dá algumas voltas sobre si mesmo antes de finalmente se ajeitar para dormir. Pode parecer apenas engraçado, mas esse hábito tem raízes profundas na história evolutiva da espécie.

O movimento é um resquício do tempo em que os antepassados dos cães viviam na natureza. Segundo a Britannica, ao circular sobre o local onde iriam repousar, os lobos achatavam a vegetação, afastavam possíveis insetos e criavam um espaço mais seguro e confortável para descansar.

Hoje, mesmo que o chão seja geralmente liso e o ambiente seja doméstico, os cães continuam repetindo esse gesto.

Processo de domesticação

A domesticação dos cães foi um processo longo. As evidências mais antigas e incontestáveis desse vínculo entre humanos e cães foram encontradas na Alemanha, em 1914, quando arqueólogos descobriram os restos de um cachorro enterrado ao lado de dois humanos.

A estimativa é de que essa relação date de cerca de 14.200 anos atrás. A origem genética aponta para o lobo-cinzento (Canis lupus) como o principal ancestral dos cães domésticos — animais que, ao longo do tempo, foram selecionados por seu comportamento mais dócil e tolerante à presença humana.

Mesmo com toda a transformação causada pela domesticação, o que incluiu mudanças físicas e comportamentais, os cães ainda carregam traços dos lobos. O ato de girar antes de deitar é um desses exemplos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.