Calendário Pirelli 2026 será clicado pelo norueguês Solve Sundsbo

O fotógrafo norueguês Solve Sundsbo foi o escolhido para clicar a edição de 2026 do "The Cal", como também é conhecido o icônico Calendário Pirelli no universo da moda.

Os ensaios já estão em andamento em Londres e deverão ser finalmente revelados em Praga, na República Tcheca, em novembro. O anúncio foi feito hoje pela organização do projeto, que afirmou que a natureza terá um papel central nas imagens produzidas por Sundsbo.

Estou entusiasmado por fazer parte do Calendário Pirelli, é um sonho que tenho há muito tempo e tenho a honra de seguir os passos dos incríveis fotógrafos que estiveram envolvidos no projeto anteriormente. Com o Calendário 2026, quero transportar as pessoas para um mundo que elas não esperam —um mundo que traz um senso de poesia, sensualidade e mistério íntimo. É um reflexo do meu profundo vínculo com a natureza e da minha curiosidade, admiração e storytelling. Estou animado para que todos vejam o que eu criei. Solve Sundsbo, em comunicado divulgado pela organização

Sundsbo é conhecido por imagens vibrantes e provocadoras, que flertam com uma atmosfera transcendental e questionam a percepção de realidade do público. Alguns de seus trabalhos mais recentes incorporaram à informação de moda técnicas bastante diversas, do escaneamento 3D de objetos à pintura à mão nos retoques, trazendo texturas e profundidade inovadoras aos seus cliques.

Quem é Sundsbo no mundo da moda?

Nascido na Noruega em 1970, Sundsbo se mudou para Londres em 1995 para estudar fotografia na London College of Printing. Apesar de viver até hoje na capital britânica com a esposa e quatro filhos, ele continua a se inspirar na estética norueguesa clean e minimalista para os seus trabalhos.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, Sundsbo fotografou e filmou campanhas para grandes nomes do mercado de luxo, como Bvlgari, Cartier, Chanel, Estée Lauder, Giorgio Armani, Gucci, Guerlain, Hermès, Lancôme, Louis Vuitton, Narciso Rodriguez, Prada, Thierry Mugler e Tom Ford. Ele também contribui para imagens editorais de publicações como Harper's Bazaar Italia, i-D, Love, Numéro, The New York Times Magazine, Perfect, V, Vogue e W.

Em 2002, ele concebeu a capa do álbum "A Rush of Blood to the Head", da banda Coldplay, hoje considerado um clássico. O design foi imortalizado como selo pelo Royal Mail, o correio britânico, em uma série que homenageava as mais notáveis artes de álbuns da música do Reino Unido.

Capa do álbum "A Rush of Blood to the Head", da banda Coldplay, assinado por Solve Sundsbo
Capa do álbum "A Rush of Blood to the Head", da banda Coldplay, assinado por Solve Sundsbo Imagem: Divulgação

Em 2011, o fotógrafo venceu um Emmy —o Oscar da TV americana— por sua série de curtas "14 Actor's Acting", com 14 estrelas do cinema reinterpretando filmes clássicos para o jornal The New York Times. O trabalho conquistou a estatueta na categoria de Novas Abordagens para Notícias e Documentários de Artes, Estilo de Vida e Cultura.

Continua após a publicidade

No mesmo ano, seu trabalho para a grife Alexander McQueen foi parar na prestigiada exposição "Alexander McQueen: Savage Beauty", uma retrospectiva organizada pelo The Metropolitan Museum of Art, o Met, em Nova York. Obras suas ainda são parte do acervo permanente da National Portrait Gallery, em Londres.

O Calendário Pirelli

Criado em 1964 inspirado pelas fotografias de Robert Freeman para o disco "With The Beatles" do quarteto de Liverpool, o calendário tinha como ambição ser um embaixador da marca conhecida nas borracharias, mas distante do seu universo. Ao longo das décadas, ele se tornou um símbolo de um estilo de vida que misturava sensualidade, elegância e, mais recentemente, diversidade.

Gisele Bundchen para o Calendário Pirelli de 2001
Gisele Bundchen para o Calendário Pirelli de 2001 Imagem: Mario Testino

Fortemente associado à moda, fotógrafos célebres já assinaram suas próprias edições do The Cal, entre eles Annie Leibovitz, Arthur Elgort, Richard Avedon, Bruce Weber e Peter Lindbergh.

Continua após a publicidade

Também já posaram para suas lentes grandes modelos como Gisele Bündchen, Kate Moss, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Ashley Graham, além de atrizes como Emma Watson, Nicole Kidman e Whoopi Goldberg, cantoras como Cher e Rita Ora e atletas como Serena Williams. Conheça a história estrelada do The Cal aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.