Cachorro cheira tudo no passeio? O que seu pet está 'lendo' no caminho

Cheirar cada poste, árvore ou pedaço de grama durante os passeios é um comportamento do cachorro que revela muito mais do que simples curiosidade. Para os cães, esta é uma forma de 'ler' o mundo no seu entorno.

Diferente dos humanos, que se orientam principalmente pela visão, os cães vivem por meio do olfato. Segundo dados da American Kennel Club, o nariz de um cão possui cerca de 300 milhões de receptores olfativos, contra apenas 6 milhões nos seres humanos. Além disso, a parte do cérebro dedicada à análise de cheiros é proporcionalmente 40 vezes maior do que a nossa.

Estima-se que o olfato dos cães seja de 10 mil a 100 mil vezes mais sensível que o nosso. Por isso, cada caminhada é uma espécie de 'expedição sensorial' para coleta de informações sobre outros animais, humanos e até mesmo mudanças sutis no ambiente.

Ruas são 'jornal canino'

A analogia é bem conhecida entre adestradores e veterinários: quando os cães cheiram a rua, estão "lendo notícias". Cada odor traz pistas sobre quem passou por ali, como estava emocionalmente, seu sexo, se está doente ou disponível para acasalamento. Feromônios, partículas orgânicas e secreções naturais viram fontes de uma 'base de dados'.

Cada caminhada é uma verdadeira expedição sensorial
Cada caminhada é uma verdadeira expedição sensorial Imagem: Canva

Esse tipo de comportamento é importante para o bem-estar emocional do animal. Impedir que o cão explore esses cheiros pode causar frustração, aumentar os níveis de estresse e até contribuir para problemas comportamentais — como latidos excessivos ou destruição dentro de casa.

Por que eles preferem cheirar o chão, árvores e postes?

Locais como árvores, postes e gramados concentram a maior parte dos "recados" deixados por outros cães. Eles funcionam como pontos estratégicos de marcação territorial, onde os cães urinam ou esfregam o corpo para deixar seus próprios sinais químicos.

Continua após a publicidade

Essas superfícies também retêm odores por mais tempo do que o ar ou pisos muito lisos. É como se essas áreas fossem painéis de informações altamente detalhados, onde seu cachorro pode "ler" sobre o que aconteceu nas últimas horas — ou até dias.

Como estimular olfato

Para muitos cães, o passeio não é apenas uma questão de gastar energia física, é o momento de estímulo mental mais importante do dia. Por isso, permitir que o animal pare, explore e cheire o que deseja (com segurança, claro) é uma forma simples e eficaz de melhorar seu bem-estar.

Segundo estudos de 2019 da Companion Animal Psychology, cães que têm liberdade para farejar durante os passeios demonstram níveis mais baixos de estresse e se sentem mais confiantes em ambientes urbanos.

Além dos passeios, também é possível promover brincadeiras em casa que estimulem o olfato, como:

  • Brinquedos recheáveis com petiscos;
  • Tapetes olfativos (snuffle mats);
  • Esconde-esconde com comida, usando caixas ou panos;
  • Caminhadas com tempo livre para farejar, sem pressa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.