Companhia, afeto e menos solidão: as melhores raças de cão para idosos

Conviver com um cachorro pode trazer diversos benefícios para a saúde física e emocional de uma pessoa idosa. Além de companhia e afeto, o pet estimula a movimentação do tutor, melhora a rotina e pode até reduzir sintomas de depressão ou ansiedade. Mas, para que essa relação seja harmônica e duradoura, é fundamental escolher uma raça que combine com o estilo de vida do tutor.

Raças mais calmas, de porte pequeno a médio e com temperamento dócil tendem a ser as mais indicadas para quem está na terceira idade. Cães que latem pouco, não exigem muita atividade física e são fáceis de adestrar facilitam o dia a dia e evitam sobrecargas desnecessárias.

É importante considerar, também, o nível de energia do animal, as necessidades de tosa, cuidados de saúde e o espaço disponível na casa. A seguir, confira as 10 raças mais indicadas para idosos com base em diretrizes da American Kennel Club (AKC), clube de registro genealógico de cães de raça pura.

1. Shih Tzu

Afetuoso, tranquilo e de pequeno porte, o Shih Tzu se adapta bem a ambientes internos e adora colo. Apesar de exigir escovação frequente por conta dos pelos longos, é uma excelente companhia para quem busca um cão dócil e sociável.

2. Poodle

Inteligente, fácil de adestrar e com baixos índices de queda de pelos, o Poodle é uma ótima escolha. A variedade toy, especialmente, é ideal para apartamentos e costuma ter uma boa expectativa de vida, sendo leal e atenta ao tutor.

3. Cavalier King Charles Spaniel

Essa raça é conhecida pelo temperamento gentil e amoroso. Gosta de caminhadas leves e muito contato humano. Por ser calmo, adapta-se bem a rotinas tranquilas e a casas com outros animais ou netos pequenos.

Continua após a publicidade

4. Bichon Frisé

Alegre, sociável e pouco exigente em termos de exercício físico, o Bichon Frisé é considerado hipoalergênico e costuma ser muito apegado ao tutor. Por ser brincalhão, estimula momentos de leveza e movimento sem exigir grandes esforços.

5. Maltês

Com seu porte pequeno e temperamento afetuoso, o Maltês é um dos preferidos entre os idosos. Ele se adapta bem a espaços pequenos e gosta de ficar perto do tutor, sendo um ótimo cão de companhia para o dia a dia.

6. Lhasa Apso

Mais independente que outras raças pequenas, o Lhasa Apso é protetor e atento, mas também gosta de momentos de carinho. Precisa de escovação regular e atenção com os olhos, mas é uma boa opção para quem deseja um cão discreto e fiel.

Continua após a publicidade

7. Pug

Divertido, tranquilo e expressivo, o Pug é perfeito para quem gosta de cães com personalidade marcante. Ele se adapta a apartamentos e adora um colo. Por conta da estrutura do focinho, exige atenção com o calor e a respiração.

8. Yorkshire Terrier

Apesar de ser muito apegado ao tutor, o Yorkshire pode ser um pouco mais energético e teimoso. Se o idoso tiver disposição para pequenos passeios e gosta de cães mais "falantes", ele pode ser uma excelente companhia.

9. Schnauzer miniatura

Leal, esperto e com forte instinto protetor, o Schnauzer Miniatura é uma boa escolha para idosos que buscam um cão companheiro e atento. Ele late um pouco mais, mas é fácil de treinar e se dá bem com a família.

Continua após a publicidade

10. Vira-latas (SRD)

Muitos cães sem raça definida têm temperamentos equilibrados e carinhosos. Ao adotar um adulto já acostumado com humanos, é possível encontrar um companheiro dócil, tranquilo e cheio de gratidão.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.