Azeite brasileiro fica entre os melhores do mundo; 11 ganharam medalhas

Os azeites brasileiros estão em alta: 11 rótulos receberam medalhas de ouro e prata na sexta edição anual do Anatolian International Olive Oil Competition, concurso internacional do segmento que aconteceu entre 28 e 30 de abril na Turquia, região tradicional na produção do ingrediente. Um deles, o Signature, da Estância das Oliveiras, aparece na lista "Best in Class", maior prêmio da competição

A competição, que contou com um time internacional composto por 18 jurados e quatro organizadores de 10 países, analisou às cegas amostras azeites extravirgens e azeites de oliva aromatizados feitos com azeitonas colhidas na temporada 2024-2025 em diferentes nações.

Um dos melhores do mundo

Apenas um brasileiro conseguiu levar a distinção "Best in Class", ou seja, teve nota média entre 95,5 pontos e 100 pontos —a máxima atribuída pelo júri— e por isso figura entre os melhores do mundo.

O premiado foi o rótulo Signature, da Estância das Oliveiras, produtor já condecorado de Viamão, no Rio Grande do Sul, que também obteve a melhor colocação do Brasil no Evoo World Ranking em janeiro.

O Blend Signature da Estância das Oliveiras: um dos melhores azeites do mundo
O Blend Signature da Estância das Oliveiras: um dos melhores azeites do mundo Imagem: Reprodução/Instagram

Trata-se de um azeite do tipo blend, ou seja, obtidos pelas combinações da extração de diferentes azeitonas. Neste caso, as azeitonas combinadas foram Coratina, Picual e Koroneiki.

A Estância ainda levou medalhas de ouro com os azeites de monovariedade —feitos apenas com um tipo de azeitona— Coratina, Picual, Arbequina e Koroneiki, além dos blends Signature (duplamente premiado com a medalha de ouro e o Best in Class) e Los Dos.

Já o seu Blend Exclusivo ficou com a medalha de prata.

Continua após a publicidade

Outros brasileiros premiados

A Vinícola Essenza de Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo, produziu outros três medalhistas. Levaram ouro os rótulos Mantikir Summit Blend, na categoria de blends e Mantikir Koroneiki na categoria de monovariedade. Já o Mantikir Grappolo ficou com a medalha de prata também como "mono".

Completou a lista de brasileiros condecorados outro veterano do Evoo World Ranking, o Blend de Terroir das Fazendas do Azeite Sabiá —também de Santo Antônio do Pinhal— que levou a medalha de ouro entre os blends.

Para conhecer mais da seleção do Anatolian iOOC, visite o anatolianiooc.com.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.