Até voos internacionais: o que o aeroporto da 'Orlando Brasileira' promete

A cidade turística de Olímpia, no interior de São Paulo, conhecida como "Orlando Brasileira" por sua grande variedade de parques aquáticos e grande movimento turístico, deve receber o Aeroporto Internacional do Norte Paulista em 2026, segundo projeto da prefeitura local.

Com projeção para atingir de 2,1 mil metros de extensão por 45 metros de largura, segundo o projeto, a pista ainda poderá ser expandida, podendo chegar a 2,5 mil metros. A de Congonhas, na zona sul da capital paulista, possui 1.940 metros de comprimento por 45 metros de largura.

O projeto também promete uma estrutura capaz de operar internacionalmente e também poderá ser um terminal de cargas para escoar a produção região, do Triângulo Mineiro e do sul do Mato Grosso do Sul.

Maquete virtual mostra concepção de como deverá ser o aeroporto na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo
Maquete virtual mostra concepção de como deverá ser o aeroporto na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo Imagem: Divulgação/Prefeitura de Olímpia

Com 200 metros, o pátio de aeronaves previsto no projeto permitiria que até 6 aeronaves Boeing ou Airbus possam taxiar simultaneamente. Também é previsto o recebimento de aviões cargueiros de grande porte.

A prefeitura de Olímpia adquiriu um terreno de 200 hectares para sua construção e este fica a 20 quilômetros do centro da cidade. Seus acessos serão por três vias: pela Rodovia Assis Chateaubriand, Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e Vicinal Natal Breda.

Com isso, o tempo de ligação com a cidade de São Paulo seria drasticamente reduzido: das atuais cinco a sete horas de viagem para apenas uma de avião.

Distância entre as cidades de São Paulo e Olímpia é de aproximadamente 430 km
Distância entre as cidades de São Paulo e Olímpia é de aproximadamente 430 km Imagem: Arte/UOL

Pista pode não ser adequada

"O tamanho da pista é razoável para pousar aviões regionais", disse Fernando Catalano, engenheiro mecânico pela USP (Universidade de São Paulo) e especialista em engenharia aeroespacial, com ênfase em aerodinâmica.

Continua após a publicidade

Para ele, o aeroporto não teria capacidade para comportar aviões de grande porte, comumente utilizados em voos internacionais. A do aeroporto de Guarulhos, por exemplo, tem 3 mil metros de comprimento e 45 de largura — pelo menos 900 metros de comprimento a mais que o projeto de Olímpia.

"Internacional deve ser pela possibilidade de ter alfândega". É o que aposta o especialista, que usou o exemplo do aeroporto de São Carlos, também no interior de SP, que recebe voos de carga internacionais e, portanto, leva o título.

Ele não está pensando em voos internacionais, como de alguém sair de Olímpia e ir para a Europa. A pessoa pode até fazer um check-in ali, mas, em geral, é preciso ir para um aeroporto de voos internacionais, como Guarulhos e Galeão.
Fernando Catalano, engenheiro mecânico pela USP (Universidade de São Paulo)

Questionada sobre o apontamento dos especialistas, a prefeitura disse que as questões técnicas ficam por parte da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Já a Infraero não quis comentar. A empresa disse em nota que "outras informações serão disponibilizadas no tempo oportuno".

Quanto vai custar

A Infraero tem a atribuição de implantar, administrar, operar e explorar o Aeroporto do Norte Paulista. A outorga foi publicada em outubro do ano passado, assinada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Continua após a publicidade

Cabe à estatal definir os investimentos necessários, considerando fatores como a demanda projetada, o potencial turístico e econômico da região, a saturação de aeroportos na mesma região, entre outros dados.

O governo federal, por sua vez, já destacou um total de R$ 104 milhões do orçamento da União de 2024 para o projeto. A construção também conta com um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em nota, a Infraero disse aguardar a definição do valor OGU (Orçamento Geral da União) para investimento no futuro Aeroporto de Olímpia e para iniciar os processos licitatórios. "Após essa definição será possível avançar no detalhamento do anteprojeto, incluindo custos, cronograma e demais especificações."

'Orlando Brasileira'

Terreno adquirido pela prefeitura para a construção do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, em Olímpia
Terreno adquirido pela prefeitura para a construção do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, em Olímpia Imagem: Divulgação/Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

A previsão é ter capacidade para atender 1 milhão de passageiros ao ano. A cidade, que tem 34 mil leitos em hotéis, pousadas e resorts, recebeu, em 2024, pelo menos 3,5 milhões de visitantes — sem contar com os de um dia, que não se hospedam. As informações são da Secretaria de Turismo e Cultura do município.

Continua após a publicidade

Com isso, o município busca "dobrar" o número de visitantes em poucos anos. "Nosso principal objetivo é turismo. Mas não é só isso: mais turistas significam mais consumo, mais renda, mais empregos. Hotéis, restaurantes, comércios, transporte, serviços — tudo se movimenta" disse o prefeito.

Olímpia hoje depende de estradas e de aeroportos que ficam em outras cidades, como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. "Ao construir um aeroporto aqui, a gente encurta distâncias, facilita o acesso direto à cidade e abre uma nova fase de desenvolvimento", explicou o prefeito da cidade, Geninho Zuliani (União), a Nossa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.