Como descobrir se o bacalhau é verdadeiro ou um 'genérico'

Ler resumo da notícia
Diversos países, como Portugal, República Dominicana, República Democrática do Congo, Jamaica e México, chamam de bacalhau qualquer peixe da família gadidae, composta principalmente por peixes marinhos das águas frias do Atlântico Norte, vendidos secos e salgados. Os mais conhecidos são o saithe (Pollachius virens), o ling (Molva molva) e o zarbo (Brosme brosme), todos com aparência similar.
Mas, no Brasil, a normatização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é clara. Desde a publicação de uma instrução normativa em 2019, só podem ser chamados de bacalhau o Gadus morhua (do Atlântico), o Gadus macrocephalus (do Pacífico) e o Gadus ogac (da Groenlândia).

Considerado o mais nobre de todos, por sua carne branca e macia, que se desfaz em lascas, o Gadus morhua é pescado principalmente na Noruega. Já o macrocephalus e o ogac, capturados na costa Norte do Canadá, no Alasca e na Groenlândia, são mais raros por aqui. Mas eventualmente também são encontrados nos mercados brasileiros.
Como comprar
Para evitar comprar gato por lebre — ou peixe seco e salgado por bacalhau —, há algumas dicas. Segundo a agrônoma e bióloga Giselle Martins, consultora e coordenadora do Conselho Norueguês de Pesca no Brasil, se o peixe já estiver cortado e embalado, o rótulo deve trazer o nome científico da espécie. Se estiver em peça, seco e salgado, a forma é o melhor guia.

Em empórios e mercados públicos, o bacalhau e outros peixes secos e salgados são encontrados sem cabeça, espalmados. Tanto as peças do Gadus morhua quanto as de outros tipos de bacalhau (macrocephalus e ogac) têm forma triangular, postas altas e cauda reta. Das três espécies, o Gadus morhua é a maior.
Dos peixes secos e salgados similares ao bacalhau, o saithe é o que tem a textura mais parecida à do bacalhau, diz Giselle. Mas a cauda em forma de V e sua carne mais amarelada e gordurosa, que lhe dá um sabor mais intenso, fazem com que seja fácil distingui-lo. "É o mais vendido no Brasil", afirma a consultora.

O ling é o que tem o corpo mais estreito e alongado de todos. Sua cauda é arredondada e sua carne, de sabor suave, mais clara e firme que as demais. Não desfia com facilidade e suas lascas são menores que as do Gadus morhua.

O zarbo é o menor dos peixes da família gadidae, a qual pertencem todos esses peixes. Tem barbatanas e a cauda quase unidas e arredondadas. "Sua carne, mais firme, de sabor similar ao de siris e caranguejos, não desmancha com facilidade", diz Giselle. "É muito usado em caldos, pirões e bolinhos".

Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.