Em novo Masp, A Baianeira 'muda de pele'; veja mais museus bons de prato

Ler resumo da notícia
Ainda é preciso atravessar a calçada em obras para chegar ao Edifício Pietro Maria Bardi, o "novo Masp", mas pela cozinha de Manuelle Ferraz vale superar essa estranheza e conhecer o projeto que a casa-mãe, da Barra Funda, não sonhava em conquistar (e nem falta de luz bem no segundo dia de abertura pôde impedir).
Antes presente no histórico prédio principal, o A Baianeira mudou de cara e de "pele", como faz entender a cobra da logomarca e dos broches dourados exibidos pelos funcionários. Agora, no saguão do prédio renovado, a chef almenarense apresenta nova fase de sua cozinha brasileira Bib Gourmand do Guia Michelin.

O imprescindível pão de queijo "de mainha", como disse em entrevista a Nossa, não perde sua majestade, mas novas entradas instigam o paladar desde o comecinho, como é o caso de vieira com banana e calda de maracujá e o mini arroz de jambu e presunto cru, provados pela reportagem.
Receitas de sucesso, como o picadinho de carne de panela e o baião de dois, foram mantidos. O nhoque de batata doce roxa com creme de Requeijão Moreno (queijo típico que a chef "importa" da região de Almenara, MG) sálvia, pimenta de cheiro, amêndoas e beijú de tapioca, segue firme, forte e delicioso.

Ainda entre os principais, novidades foram incorporadas, como o bacalhau com caruru, o galeto ao falso molho pardo (o sangue é substituído por chocolate) e a moqueca de ostra e ovo caipira.

Para quem quer um executivo de potência, às quartas e sábados, a Feijoada Maravilha estará lá. Às sextas, um vistoso parmegiana faz a gente dar uma espiada invejosa na mesa vizinha.
Entre as sobremesas, manjar de coco com ameixa e calda de rapadura, mousse de cupuaçu com ganache de chocolate e castanhas do Pará, mas fomos mesmo é de bombocado de mandioca, com sorvete e uma faria de abacaxi desidratada.
Para beber, vinhos com a curadoria de Daniela Bravin e Cassia Campos e drinques de Chula Barmaid, repletos de ingredientes da divisa de Minas Gerais com a Bahia, infusões, fermentados e seção especial para aqueles feitos com café. Num dia mais quente, o Collins de Maxixe refresca e faz bem.

Do espaço anterior, vieram as cadeiras de Lina. Já os objetos de barro em terracota, tão característicos do restaurante, chegam ao novo endereço em tons de preto. A equipe também tem uniforme renovado, com design assinado por André Namitala, da Handred.
Em rápida conversa com a reportagem, Manu tem olhos - e preocupações - de uma novidade.

O salão lotado de reservas e de visitantes do museu que são atraídos para os fundos do térreo ainda está em ajustes. "Me desculpa qualquer coisa", pede a chef com um olho na marcha dos pratos em saída, outro nos comensais e Deus sabe quais mais em todos os cantos da nova casa.
Entre as mesas, que começam a concluir o almoço, uma última pergunta da hospitalidade de garçons e garçonetes: "comeu bem?".

Mais museus para se deliciar
Além do novo Masp, mais museus da cidade contam com gastronomia caprichada para antes ou depois da visita às exposições.

Também na Paulista, quem visita o Instituto Moreira Salles - IMS Paulista pode dar uma pausa e comer muito bem em restaurante e café do Balaio IMS de Rodrigo Oliveira, o famoso chef do Mocotó da Vila Medeiros.
Além dos indispensáveis dadinhos de tapioca, o restaurante oferece pratos como o arroz de linguiça bragantina, moqueca de caju, opções vegetarianas, saladas e sobremesas, além de coquetéis de inspiração brasileira. No quinto andar, funciona também o Balaio café, com pães de fermentação natural, bolos e cafés.

Para quem visita a Pinacoteca e sua "irmã mais nova", a Pina Contemporânea, ambos no centro de São Paulo, próximos à Estação da Luz, a dica é explorar as criações da chef piauiense Cafira, do Grupo Fitó.
São dois restaurantes: o Fitó Pina, com pratos ágeis e casuais, de inspiração nordestina, e o novíssimo Pina Contemporânea, em cardápio cocriado com o chef colombiano Mário Panezo (ex-Feriae) e com uma mistura latina.

Aos que visitam o MIS (Museu da Imagem e do Som), no Jardim Europa, uma oportunidade de saborear as criações do celebrado chef Felipe Bronze em seu descontraído Pipo, que oferece desde almoço executivo a um caprichado menu degustação (com brasa e fogo, claro).
Serviço
A Baianeira no Masp: Av. Paulista, 1510 - Bela Vista, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3266-6864
Balaio IMS: Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP. Telefone: (11) 2842-9123
Fitó Pina: Av. Tiradentes, 273 - Luz, São Paulo - SP. Telefone: (11) 99674-2745
Pipo: Av. Europa, 158 - Jardim Europa - Jardins, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3530-1760
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.