'Portão do inferno': passado macabro rende apelido a ponto turístico inglês

Um lindo ponto turístico no Reino Unido, famoso pelo encontro de profundos vales com montes e riachos, ganhou o nada receptivo apelido de "porta do inferno" por causa de um passado macabro e relatos de experiências estranhas por parte dos visitantes. Que lugar é esse?

"Apocalíptico"

Saddleworth Moor é uma área verde rodeada por reservatórios de água que fica no Parque Nacional Peak District, no noroeste da Inglaterra. Apesar de aparentemente pacífica, a região já foi marcada por tragédias.

Em agosto de 1949, um avião Douglas DC-3 da companhia aérea estatal British European Airways caiu em Saddleworth Moor — nas proximidades de Oldham, cidade na Grande Manchester —, matando 24 passageiros e três membros da tripulação, capitaneada por F.W. Pinkerton, ex-membro da Força Aérea Real que já havia desaparecido durante a Segunda Guerra.

Saddleworth Moor, na Inglaterra
Saddleworth Moor, na Inglaterra Imagem: Mark Graham/Getty Images/500px Prime

Trabalhadores de uma fábrica de papel situada a 1,2 km dali formaram uma corrente humana para carregar os feridos das colinas para a planície. Um médico que esteve no local do acidente se emocionou com a tragédia sobre Saddleworth Moor.

Eu encontrei corpos espalhados por toda parte. Havia uns poucos sobreviventes caídos gemendo na encosta, mas alguns deles morreram antes que eu pudesse socorrê-los. Eu sou médico desde 1914 e servi em ambas as guerras, mas esta foi a pior cena que já vi. Dr. John Loftus ao jornal Greensburg Daily Tribune em 1949.

Nos anos 60, outro caso no local chocou os ingleses. O casal de serial killers Ian Brady e Myra Hindley matou cinco crianças e adolescentes entre 1963 e 1965 e enterrou quatro de seus corpos em Saddleworth Moor. Também pelo menos quatro das vítimas deles também foram violentadas sexualmente.

O corpo de Keith Bennett, de 12 anos, nunca foi encontrado, mas autoridades acreditavam que ele pudesse estar em Saddleworth Moor.

Em 2015, os montes da área viram outra morte misteriosa. Em dezembro de 2015, o corpo de um homem foi encontrado sob Rob's Rocks, em uma trilha da região que dá acesso aos reservatórios de Chew e Dovestone. A investigação concluiu em janeiro de 2017 que tratava-se de David Lytton, um homem que havia chegado ao Reino Unido do Paquistão dois dias antes de seu corpo ser encontrado.

Continua após a publicidade
A região é repleta de reservatórios de águas e belas trilhas
A região é repleta de reservatórios de águas e belas trilhas Imagem: Eleanor Bate/Getty Images/iStockphoto

Ele teria morrido por envenenamento com estricnina; a polícia local acredita que ele tirou a própria vida.

Entre 2018 e 2019, a região ainda foi varrida por um número recorde de incêndios florestais que transformaram a paisagem de Saddleworth Moor em "apocalíptica", segundo o jornal britânico Metro. Mais de 150 pessoas teriam sido afetadas pelas chamas e/ou tiveram suas casas evacuadas.

"Energia terrível"

Turistas têm recentemente relatado sensações sobrenaturais em Saddleworth Moore. No X (ex-Twitter), a usuária @PippyBing desabafou:

Eu realmente não acho que haja um local mais inquietante, assombrado ou francamente assustador do que Saddleworth Moor. Você se sente como se tivesse entrando pelas portas do inferno. Mesmo dirigir até lá é uma experiência horrível. Há uma energia terrível naquele lugar.

Continua após a publicidade

Milhares de pessoas concordaram com curtidas e comentários sobre suas estadias no local das tragédias. Um usuário relatou que não é fã das colinas porque "você dirige para lá de Manchester em uma manhã ensolarada de domingo e, [de repente], a temperatura cai, tudo fica escuro e uma neblina o engole".

@walkinggirll 5 mile circular at Saddleworth Moor in the Peak District to see Dove Stone reservoir and The Trinnacle Details on the walk below: - There's parking at OL3 7NE or ///penned.bottom.increased - Dog friendly (dogs need to be on a lead around livestock) - ? One stile (but it had a gap for a dog) - ?? It took us 2hrs 30 with plenty of photo stops - we stopped at the Clarence for some lunch by the fire which was a 4 minute drive from the car park #peakdistrict #peakdistrictwalks #peakdistrictphotography #hiking #hikinguk #walking #walkinguk #walkingholiday #getoutdoors #getoutdoorsmore #girlswhohike #dogfriendly #dogfriendlyholidays #dogfriendlyplacesuk #uk #ukhikes #ukhiking #terriersofinstagram #nature #hikingtrails #englishholiday #weekend #weekendvibes #positivevibes #fitness #fitnessmotivation #healthandwellness ? original sound - Walking Girl

Outro ainda contou que um membro da família costumava dirigir pela região sem companhia, mas ao se aproximar de Saddleworth Moor, tinha a sensação de que havia alguém com ela no banco de trás.

Ela ficava assustada demais para dar ré no carro até que chegasse em casa. Sempre ríamos disso, mas quando fui para lá, havia uma vibração genuinamente arrepiante.

Vários ainda descrevem o ponto turístico como "um lugar mau e sem esperança", ou com os adjetivos "sombrio", "estranho" e "desolado". Apesar disso, há quem recomende a visita por sua beleza, que remeteria ao livro "O Morro dos Ventos Uivantes".

Moradores também saíram em defesa de Saddleworth Moor, ressaltando a paisagem única. "Toda essa história de atmosfera vil e melancólica é uma piada", rebateu o nativo @theoldbloke na plataforma.

Continua após a publicidade

O que ver em Saddleworth Moor?

Além dos animais e das belas colinas, guias turísticos e publicações como o Metro recomendam a passagem por marcos de Saddleworth Moor, como as Pots and Pans Stones, belas formações rochosas próximas a uma trilha entre Uppermill e Greenfield.

A lenda local diz que as pedras foram deixadas para trás após uma batalha entre dois gigantes, Alphin e Alder, que lutavam pelo amor de Rimmon, uma ninfa.

Além disso, o Trinnacle, outra formação rochosa de quase 10 m de altura próxima a Oldham - e ao acidente de 1949 - rende belas vistas e fotos. Toda a região é rodeada por vilarejos pitorescos como Delph, Diggle e Uppermill, onde é possível curtir cafés, pubs e visitar charmosas lojinhas de souvenirs.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.